Nova gestão comandará a Associação em um momento histórico para a entidade: a chegada aos 50 anos de fundação, em janeiro de 2025
Com várias metas prioritárias, dentre elas a defesa da Advocacia Plena e outras medidas visando a proteção dos interesses dos Procuradores do Estado, tomou posse hoje a nova Diretoria e o Conselho Diretor da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (APEG). A cerimônia foi realizada no Auditório da OAB Goiás e contou com a presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; de entidades classistas; parlamentares e demais autoridades.
Assista ao vídeo com a transmissão da solenidade no Instagram.
Foram empossados para o mandato de dois anos (2023-2025) os Procuradores Claudiney Rocha (Presidente); Selene Ferreira, 1ª Vice-Presidente; Andréia Adourian, 2ª Vice-Presidente; Tomaz Aquino, 1º Secretário; Viviane Nogueira, 2ª Secretária; Paulo André, 1º Tesoureiro; e Filipe Spenser, 2º Tesoureiro, membros da nova Diretoria. A nova gestão comandará a Associação em um momento histórico para a entidade: a chegada aos 50 anos de fundação, em janeiro de 2025.
Os integrantes do Conselho Diretor empossados também nesta data são os Procuradores Adriane Naves, Ana Paula Guadalupe, Bruno Belém, Carolina Drumond, Cláudia Marçal, Marcello Terto, Maria Elisa Quacken, Milcíades Moreira, Norival Santomé, Patrícia Junker, Pérsio Rocha, Rafael Borges, Valentina Jungmann e Walter Rodrigues.
Em seu pronunciamento de posse, o presidente reempossado Claudiney Rocha frisou o caráter social do trabalho exercido pelos Procuradores do Estado. “O serviço público faz a diferença na vida das pessoas, implementa direitos fundamentais, muda o status quo da sociedade. É para isso que nós Procuradores do Estado, trabalhamos. E representar a nossa carreira como presidente da APEG é, sem dúvida, uma das tarefas mais difíceis e mais gratificantes da minha vida”, disse.
Antes das eleições da APEG, o grupo que agora assume a Diretoria ouviu os Procuradores associados sobre o que esperam da nova gestão da entidade. Segundo Claudiney, foram colhidas dez pautas prioritárias, mas que podem ser resumidas em três: como lidar com a tecnologia da informação; como se adaptar ao momento atual, de pós-pandemia, com todos os seus reflexos para a saúde mental e emocional das pessoas; e a continuidade da caminhada da associação junto às carreiras-irmãs. “Queremos continuar ouvindo e contando com todos os Procuradores do Estado nesse próximo biênio.”
A Procuradora-Geral do Estado, Luciana Benvinda, que no evento representou o governador Ronaldo Caiado, lembrou que nesta semana esteve com o presidente Claudiney Rocha em Brasília para o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, “que tem como mote a defesa de uma advocacia pública forte, competente, engajada, motivada e valorizada. E é nesse contexto de afirmação nacional da advocacia pública que o caráter associativo deve ganhar corpo”, disse. “Desejo sucesso à nova gestão na luta pela manutenção das prerrogativas até aqui conquistadas.”
A advogada e conselheira Federal da OAB, Ariana Garcia, representou na solenidade de posse o presidente da OAB Goias, Rafael Lara. “Os Procuradores do Estado têm um papel importantíssimo, não só na defesa do Estado, mas da sociedade. Vocês pertencem a uma categoria forte que orgulha a todos nós”, afirmou.
Defensor Público Geral do Estado, em exercício, Allan Joos, destacou a convergência entre as carreiras dos Defensores Públicos e dos Procuradores do Estado. “Lutamos pelo mesmo ideal e o mesmo senso de justiça, cuidando dos destinatários do nosso trabalho, que são os cidadãos do estado de Goiás. A PGE e a APEG têm toda a nossa admiração.”
Virmondes Cruvinel, deputado estadual que representou o presidente da Alego, Bruno Peixoto, na cerimônia de posse, reforçou a atuação parlamentar em parceria com a PGE e a APEG em defesa dos interesses do estado e da sociedade. “Considero os Procuradores do Estado um escudo do estado democrático de direito, a fim de assegurar a moralidade e a eficiência do gestor público. Continuem contando comigo nem todas as batalhas de vocês”, concluiu.
Pautas prioritárias
Dentre as pautas prioritárias elencadas pela nova gestão, ouvindo os associados da APEG, estão a promoção do diálogo institucional com as demais carreiras e órgãos do Sistema de Justiça, visando avanços como paridade remuneratória; a implementação de um programa de bem-estar emocional, com ações de prevenção, capacitação e assistência psicológica aos associados; investimento em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado em parceria com instituições como a OAB-GO, Cejur e ESA; atuação pela melhoria na estabilidade e na acessibilidade dos sistemas de processos digitais utilizados pelos Procuradores do Estado; ampliação da oferta de convênios e benefícios aos associados; fortalecimento da integração entre os Procuradores; e incentivo a eventos culturais e esportivos, dentre outras.
Saiba mais sobre a nova Diretoria da APEG
Claudiney Rocha, presidente
Procurador do Estado de Goiás há oito anos. Ex-procurador do estado do Acre, foi analista do Supremo por 5 anos, no gabinete do Ministro Marco Aurélio. Recebeu título de Honra ao Mérito do Servidor no STF, em 2012. É mestre em Direito e Políticas Públicas pela UFG. Presidiu a APEG no biênio 2021-2023.
Selene Ferreira, 1ª Vice-Presidente
Natural de Sorocaba (SP) e formada na FMU em São Paulo. Especialista em Direito do Estado. Advogada atuante desde 1987 e Procuradora do Estado desde 1999. Atuou nas Procuradorias Administrativa, Judicial, Tributária, PPMA e Gabinete Civil, além da Regional da Cidade de Goiás. Aposentada em 2019, fez parte da última Diretoria da APEG como 2ª Vice-Presidente.
Andreia Adourian, 2ª Vice-Presidente
Procuradora do Estado desde 1999. Especialista em Direito Processual Civil e Direito Agrário pela Faculdade de Direito da UFG. Atuou na Procuradoria Administrativa, Judicial, PPMA, nas Setoriais AGETOP, SED, SEGPLAN e JUCEG. Atualmente está na Setorial da Goiás Turismo; é Corregedora-Auxiliar da PGE e Procuradora-Geral de Anápolis.
Tomaz Aquino, 1º Secretário
Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, em 2004. Especialista em Direito Processual Constitucional pela Esup em convênio com a Escola Estadual da Magistratura. Advogado atuante desde 2005. Procurador do Estado de Goiás desde 2010. Presidente da APEG nos biênios 2015-2017/217-2019.
Viviane Nogueira, 2ª Secretária
Natural de Manaus (AM). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, em 2016. Especialista em Direito Processual Penal pela Universidade Anhanguera-Uniderp, em 2018. Servidora Pública desde 2012. Procuradora do Estado de Goiás desde abril/2022. Lotada na Procuradoria Setorial da Goiás Previdência.
Paulo André, 1º Tesoureiro
Natural de Fortaleza (CE). Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em 2011. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC Minas. Mestrando em Políticas Públicas e Direito da Administração pela Universidade Federal de Goiás. Servidor Público desde 2010, Procurador do Estado de Goiás desde 2014. Procurador-Chefe da Setorial da SSP/GO desde janeiro/2020.
Filipe Spenser, 2º Tesoureiro
Natural de Recife (PE). Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito do Recife. Advogado atuante desde 2013, advogado público desde 2019. Procurador do Estado de Goiás desde abril/2022. Lotado na Gerência Administrativa e Contenciosa da SSP/GO.
Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação
No comment yet, add your voice below!