O Diretor Tesoureiro da Associação dos Procuradores do Distrito Federal, Daniel Augusto Mesquita, ex-presidente da entidade e filho do ex-presidente da APEG, Sílvio Mesquita, reuniu-se com a Presidente Valentina Jungmann, na manhã dessa segunda-feira (9/7), na sede da APEG. Discutiram projetos comuns às entidades, como o II Encontro Regional de Procuradores de Estado do Centro-Oeste, e assuntos de interesse da categoria, como os PLs e as PECs em tramitação no Congresso Nacional. Também conversaram sobre os projetos das novas sedes da PGDF e da PGEGO.
HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS DE SUCUMBÊNCIA
O Sr. Secretário da Casa Civil, Vilmar Rocha, irá receber Diretores da APEG, na quarta-feira (11/7), para apresentar a manifestação daquela Secretaria sobre o projeto de lei que trata do recebimento dos honorários advocatícios de sucumbência por parte dos Procuradores do Estado de Goiás.
REUNIÃO DA DIRETORIA DA APEG
Os Diretores da APEG Valentina Jungmann, Olímpio Ferreira Sobrinho, Maria Elisa Quacken, Cláudia Marçal e Marcelo de Souza reuniram-se na quarta-feira (6/7), na sede da APEG, para tratar de assuntos ligados à entidade, entre eles, a campanha a ser desenvolvida em homenagem ao Dia do Procurador do Estado de Goiás no ano de 2012; a nova edição do boletim informativo APEG; definição de data e pauta da reunião da Diretoria e do Conselho Diretor de agosto/2012; a reunião na Casa Civil; reunião a ser agendada com o PGE; confraternização de final de ano da APEG.RICARDO MACIEL SANTANA ASSUME PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO
O Subprocurador-Geral do Estado de Goiás, Ricardo Maciel Santana, assumiu, na quinta-feira (5/7), o exercício das funções de Procurador-Geral do Estado de Goiás. A substituição do titular ocorrerá até o dia 16/7, quando Alexandre Tocantins retornará de suas férias regulares.CEJUR disponibiliza curso de culinária para procuradores
Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) em parceria com o SESI desenvolve curso gratuito de culinária. O curso de Educação Alimentar Cozinha Brasil irá acontecer entre os dias 10 a 12 de julho no Auditório da Procuradoria Geral do Estado de Goiás. Ao final do curso, ministrado por uma profissional de nutrição, o participante irá receber certificado de conclusão de curso, livro com o conteúdo programático e mais de 100 receitas altamente nutritivas e de baixo custo.
Os interessados devem entrar em contato com o CEJUR das 8h às 12h e das14h às 17h pelo telefone 3201-6131. Os inscritos devem levar fotocopia da identidade, CPF e do comprovante de endereço recente.
Para mais informações clique aqui.
Seleção de estagiários na PGE
PROJETO DA SEDE DA PGE-GO
O Grupo de Trabalho constituído para tratar da sede própria da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás reuniu-se no dia 2 de julho, na sede da PGE. Também participaram da reunião o Subprocurador-Geral para assuntos administrativos, Cleuler Barbosa das Neves, e a servidora Marghriet Schneider. Ficou decidido que o Grupo encaminhará um memorial descritivo básico à AGETOP, dele constando as principais necessidades do novo prédio, tais como: auditório, biblioteca, arquivo, gabinetes dos procuradores, com suas especialidades, lanchonete/refeitório, estacionamento, sala multiuso, sala de videoconferência, berçário/creche, vestiário, bicicletário, entre outras. A utilização dos recursos naturais, como a água da chuva, o ar e a luz natural, deverá ser considerada na elaboração do projeto.Posição sobre a aplicacão da LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO
A ANAPE e a APEG encaminharam ofícios ao Excelentíssimos Senhores Governador do Estado de Goiás, Marconi Ferreira Perillo Júnior, e Procurador-Geral do Estado de Goiás, onde comunicam a posição unânime consolidada no âmbito da representação nacional dos procuradores do Estados e do distrito Federal, mediante deliberação do Conselho Deliberativo da Anape, no dia 21 de junho de 2012, sobre a aplicação da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação), sobretudo no que diz respeito à suplantação do direito fundamental à intimidade com a divulgação da remuneração de agentes políticos e servidores públicos vinculada ao respectivo nome. No final do documento, concluiu-se que:
a) Atende a finalidade da norma a divulgação da remuneração dos cargos e respectivas classes, indicando os quantitativos de servidores em cada nível hierárquico, pois estas sim são informações de interesse coletivo e geral;
b) Informações por meio de nome, número de matrícula, CPF, RG ou qualquer número ou designação que possa individualizar e identificar o servidor, pode caracterizar violação ao dever de proteção das informações pessoais;
c) Informação nominal de remuneração, somente pode ser feita se precedida de processo, onde seja identificado o requerente, verificada a finalidade do pedido e cientificado o servidor interessado; e
d) O uso indevido de informações pela unidade federada pode acarretar severos danos ao patrimônio público, diante das diversas eventualidade que a exposição do nome do servidor possa ocasionar.
Para solicitar a imediata suspensão da produção de atos que induzam ou normatizem o acesso à informação em clara exposição do nome dos agentes políticos e servidores públicos, a fim de amadurecer o debate acerca da lei de Acesso à Informação.
CAFÉ DA QUINTA DA APEG
A comemoração do aniversário do Diretor-Secretário da APEG, Marcelo de Souza, no Café da Quinta ocorrido no dia 28/6, foi bastante prestigiada. Estiveram presentes vários associados, entre eles o Procurador-Geral do Estado de Goiás, Alexandre Tocantins, os Subprocuradores, Cleuler Barbosa das Neves se Ricardo Maciel Santana, e o Corregedor-Geral Walter Rodrigues da Costa. Também esteve na APEG o seu ex-Presidente e ex-PGE, Desor. Norival de Castro Santomé.
Orlof Neves Rocha assume vaga de desembargador no TJGO
Nesta segunda-feira (26/6) o magistrado, com 27 anos de atuação, Orlof Neves Rocha, assumiu o cargo de desembargador no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Orlof Neves Rocha, que atuava na 2ª Vara Cível da comarca de Ceres, assume a vaga deixada pelo ex-presidente e desembargador do TJGO, Vitor Barbosa Lenza que se aposentou. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades estaduais, dentre elas, o presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves, e o vice-governador do Estado,José Eliton de Figuerêdo Júnior.
CONCURSO PROCURADOR JURÍDICO DE GOIÂNIA
Sob a coordenação da Procuradora do Estado Beatriz Duarte Fleury Florentino, a Comissão da APEG encarregada da realização, em parceria com o Instituto Cidades, do primeiro concurso público para Procurador Jurídico da Procuradoria-Geral do Município de Goiânia, reuniu-se nessa quarta-feira (27/6), ocasião em que seus membros deliberam sobre vários assuntos afetos ao certame. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15/7, e a prova objetiva e discursiva está programada para o dia 26/8/2012. Foi marcada nova reunião para quinta-feira (28/6), da qual também participarão representantes do Instituto Cidades.PGE divulga gabarito da IV seleção para estagiários
A comissão de seleção da Procuradoria Geral do Estado de Goiás (PGE) que dirige o IV concurso de estagiários, disponibiliza o gabarito das provas. Para download do arquivo clique aqui.
Seminário Terceiro Setor e Parcerias na Área de Saúde
As parcerias do Estado com a iniciativa privada e com as entidades do terceiro setor na prestação de serviços de saúde pública foram ampliadas de modo intenso nos últimos vinte anos. O debate entre administradores públicos e gestores privados, juristas e estudiosos das políticas de saúde sobre os limites destas parcerias, a forma adequada de sua instituição e funcionamento, bem como sobre os resultados sociais das diversas iniciativas no campo da saúde pública continuam a exigir tratamento abrangente e satisfatório.
O tema tem despertado interesse nos órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público, dos Tribunais de Contas e do Poder Judiciário, bem como entre estudiosos nacionais e internacionais de gestão de políticas públicas de saúde. As entidades do terceiro setor, como entidades privadas sem fins lucrativos de fins públicos, recebem na legislação brasileira, a partir da própria Constituição da República, tratamento distinto das entidades privadas de fins lucrativos. No entanto, as parcerias que assumem com o Poder Público obrigam a observância de deveres e sujeições especiais para a proteção do próprio interesse público. As Parcerias Público-Privadas e, mais recentemente, também as empresas sociais estatais tem sido aplicadas no setor de saúde, demonstrando que as fórmulas de parceria e as formulas organizacionais do próprio Estado são continuamente reelaboradas, com vistas a buscar formas de aperfeiçoar o atendimento dos cidadãos.
Para tratar dos diversos aspectos das parcerias do Poder Público com as entidades do terceiro setor e com as entidades empresariais na área de saúde pública, o IV Seminário Terceiro Setor e Parcerias na Área de Saúde reunirá, em dois dias de debates, no auditório principal do Caesar Business Faria Lima, autoridades públicas, juristas, agentes de controle, gestores de unidades hospitalares e especialistas em saúde pública, renovando o sucesso dos encontros anteriores.
Coordenação Científica
Prof. Paulo Modesto (BA)
Prof. Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Júnior (MG)
Acesse programação clicando aqui.
Mais informações e inscrições clicando aqui.
EMPOSSADOS MEMBROS DA NOVA DIRETORIA DA ANAPE
Na quinta-feira(21/6), no auditório do Conselho Federal da OAB, com a presença de inúmeras autoridades estaduais e federais, de associados da APEG, de representantes de todas as associações de procuradores estaduais, de ex-presidentes da Anape, de familiares e amigos, foram empossados os membros da Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Consultivo da Anape eleitos para o biênio 2012/2014.
Fizeram uso da palavra o ex-presidente da Anape Juliano Dossena, que agradeceu o apoio recebido durante a sua gestão, destacando que a democracia foi a grande vitoriosa em todo esse processo de disputa nas eleições da Anape; o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, que destacou ser a advocacia pública indispensável à manutenção do Estado de Direito; e o presidente eleito Marcello Terto, que reconheceu o trabalho do seu antecessor, destacando que uma das prioridades será conscientizar a sociedade quanto à função e as prerrogativas da carreira de Procurador do Estado. Afirmou que trabalhará para fixar a nossa imagem e o nosso papel como advogado público junto ao Congresso Nacional. Leia na integra o discurso clicando aqui.
Integram a nova equipe os associados da Apeg, Cláudia Marçal, diretora do Centro de Estudos, e Luiz Henrique Souza de Carvalho, secretário-geral do Conselho Consultivo;
O procurador-geral do Estado de Goiás, Alexandre Tocantins; o presidente do Conselho da Seccional goiana da OAB, Henrique Tibúrcio; o desembargador Norival de Castro Santomé; o defensor público-geral, João Paulo Brzenziski; o Corregedor-Geral da PGE, Walter Rodrigues, eram algumas da autoridades representativas do Estado de Goiás.
Após a solenidade, foi servido um coquetel-jantar para os convidados presentes.
Reuniões na ANAPE
Foi inaugurada, na quarta-feira, a Galeria de Fotos dos ex-presidentes da ANAPE. A solenidade contou com a presença dos presidentes das associações estaduais e de ex-presidentes da ANAPE. Momento de resgate da historia da ANAPE, criada em 14 de agosto de 1983, e do trabalho que já foi realizado.
Na quinta-feira, em reunião que contou com a participação de todos os presidentes das associações estaduais, foram aprovadas as contas parciais da entidade ate 20.6.2012.
Foram empossados os procuradores eleitos para a nova Diretoria e Conselhos da ANAPE no biênio 2012/2014, que tem como presidente o Procurador do Estado de Goiás Marcello Terto.
Sob a coordenação da nova Diretoria e do novo Conselho Deliberativo, foram apresentadas as primeiras medidas da Diretoria Executiva.
O Presidente e o Diretor Financeiro, com aprovação da Diretoria Executiva, baixaram a Resolução ANAPE n. 01/2012, visando regulamentar as despesas da entidade para o biênio 2012/2014.
Foi definido o calendário de reuniões do Conselho Deliberativo do ano de 2012 e formada comissão para revisão do estatuto social da ANAPE. Também tratou-se da lei de acesso de publicação dos nomes e respectivos vencimentos dos procuradores, entre outros assuntos.
O então presidente, Juliano Dossena proferiu o seguinte discurso:
“Com a inauguração da Galeria de EX-PRESIDENTES no último dia 20 de junho passado nossa gestão Consolidar Avançando encerrou um mandato que muito contribuiu…” . Leia na integra o discurso clicando aqui.