CONVITE
O do II Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros com a sociedade ocorrerá neste ano de 08 a 10 de novembro de 2018, em Brasília, no auditório do TJDFT. Organizado oficialmente pela Associação de Magistrados do Distrito Federal – AMAGIS e pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – AJURIS, além de ser apoiado por outras nove associações de magistrados, dentre as quais a AJUFE e AMB. Os organizadores, convidam à todos os procuradores do estado de Goiás para estarem juntos na ação.
No primeiro Encontro houve a reflexão sobre a limitada representação da população negra nos espaços de poder. Esse ano, o eixo do Encontro será abordar o racismo estrutural, seu significado, sua presença na formação da sociedade brasileira. Temos certeza de que a presença de todas as instituições do sistema de Justiça tornará este um momento de muito aprendizado. A construção de um Judiciário cada vez mais plural é uma demanda de toda sociedade que busca sua evolução democrática.
A despeito de a população brasileira ser majoritariamente preta ou parda, os dados do Censo do Poder Judiciário de 2018, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, revelaram que apenas 18,1% da magistratura nacional é negra, derivando-se desse conjunto um total de 16,5% de pardos e 1,6% de pretos. Do universo de 38% de juízas, o número de magistradas autodeclaradas pretas se estabeleceu entre 1% e 2% por ramo do Poder Judiciário.
Essas informações, associadas a tantas outras que apontam a negritude como um marcador social que desiguala para pior, demandam de forma cada vez mais premente que se estabeleça reflexão e debate sobre o racismo em todos os planos em que se manifesta.
Para se inscrever, acesse o link a seguir:
https://goo.gl/forms/h4xcEaXv6WMGOarO2
No comment yet, add your voice below!