Viver no presente: essa lição que a gente leva uma vida para compreender bateu na porta de Viviane quando ela tinha só 23 anos. E com a obstinação e a coragem que lhe são tão características, ela enfrentou alguns desafios, aprendeu muito e, aos 30, está realizando seus projetos.

Estamos falando de Viviane Macedo, Procuradora do Estado e 2ª Vice-Secretária da APEG na atual gestão. Ela protagoniza mais uma história da série Bem-Estar e Saúde, que temos publicado nos canais da APEG, para contar histórias inspiradoras vividas pelos Procuradores e Procuradoras do Estado de Goiás. O Procurador Fernando Iunes e sua inseparável Kombi Jurema foi a primeira reportagem da série e pode ser conferida aqui no site e nas redes sociais.

Manauara, Viviane sempre foi uma estudante dedicada e decidiu ainda menina seguir carreira no Direito. Mesmo com a família ligada à área da saúde, sua altivez e senso de justiça fizeram com que os pais, Vieira e Thereza, a incentivassem a ser advogada. Aprovada em primeiro lugar no vestibular da Universidade Federal de Amazonas, ela começou o curso em 2011. Passou a trabalhar no Tribunal de Justiça e se dedicava aos estudos para um dia se tornar Procuradora.

Mas o roteiro tão certinho do filme da sua vida foi interrompido pelo diagnóstico de um câncer. Viviane estava no penúltimo período do curso de Direito quando soube que tinha Linfoma de Hodgkins no estágio 3. Enquanto os colegas se preparavam para apresentar o TCC, fazer estágio, escolher os looks da formatura, ela parou tudo e encarou a morte de frente.

Medo, ansiedade e tristeza fizeram parte do diagnóstico, mas também acolhimento, esperança e fé. Espírita, Viviane conta que a fé foi seu bálsamo, assim como a família, os amigos e os gatos, seus companheiros em todas as jornadas. Foi por isso que ela conseguiu concluir o curso no tempo previsto, com algumas adaptações dos docentes e também dos colegas. Entre uma sessão de quimio e outra, defendeu seu TCC e adiantou as fotos do convite. No dia do seu aniversário, 5 de março de 2016, a turma celebrou um bota-fora antes da formatura. Ainda sem diagnóstico, Viviane aproveitou cada minuto e, sem saber, já comemorava também a cura.

Entre os mais próximos estava um amigo, que na época morava em São Paulo e foi parar em Manaus para acompanhar a primeira sessão de quimioterapia. Durante todo o tratamento, foi presença na vida dela. A lealdade e empatia aproximaram os dois, que se conheceram em 2008 em uma Olimpíada de Matemática, e hoje este amigo se tornou marido. Viviane e Johannes se casaram em 2020. “Tínhamos uma amizade colorida, mas o relacionamento se solidificou, ele cuidou de mim e isso foi muito importante.”

O câncer faz parte do passado, mas também do presente de Viviane. A história vitoriosa da cura se dá todos os dias e também inclui resignação. Os cuidados médicos precisam ser frequentes e isso já causou muita tristeza para ela, mas também a lembram do aprendizado e do caminho já percorrido. “Eu acho que o que mais mudou foi a questão de viver a vida de forma mais leve. Sou muita metódica. O câncer me ajudou a ser mais flexível, a entender que as prioridades podem ser reorganizadas e que a saúde é mais importante.”

Nessa busca, Viviane se formou, já mudou duas vezes, primeiro para São Paulo, onde vivia o marido, e depois para Goiás, onde foi aprovada como Procuradora do Estado, escreveu e publicou um livro e agora acaba de curtir suas primeiras férias oficiais. Foram 25 dias seguidos longe do trabalho. Ela visitou a Europa e teve uma lua de mel tardia. Ninguém acreditou quando ela disse que tiraria tantos dias, mas para Viviane é essencial equilibrar trabalho, família, autocuidado e diversão. Viver o presente aproveitando cada momento!

Leia mais: Bem-Estar e Saúde: na estrada com a Kombi Jurema

Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *