PROGRAME-SE:   

05/09 – Segunda-feira – Show Pluricultural – A Cantora Rainy Ághata retoma seu trabalho musical em Goiânia com o Show Pluricultural. A apresentação única será hoje, a partir das 21horas, no Teatro do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, dentro do projeto Segunda Aberta.

06/09- Terça-feira – Show com muitos gêneros – O cantor Chal apresenta-se no Teatro do Bolso Cici Pinheiro, na Casa das Artes (Av. Anhanguera esq. c/ a rua R-1, Setor Oeste, próximo ao Lago das Rosas), às 20h.

07/09 – Quarta-feira – Semana do Folclore – Tem inicio, prosseguindo até domingo, a Semana do Folclore do SESC Faiçaville em que diversas atrações e atividade vão integrar a programação. A abertura será na quarta-feira, às 11h, com a apresentação do grupo Pirenópolis In Concert, da Catira do Bonfim e do grupo Passarinhos dos Cerrado. Fechando as atividades no domingo, com mais contação de histórias, show com Sabah Moraes e apresentações de corais de Trindade e da cidade de Goiás.

08/09 – Quinta-feira – Teatro e Música – A Revirada Cultural, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura por toda a cidade, continua com ampla programação. Na quinta, estão previstas várias apresentações cênicas e musicais, das 14h às 18h. Às 19h, Laércio Correntina apresenta-se no Parque Vaca Brava.

10/09 – Sábado – Abba Magic – Um dos maiores tributos ao grupo Abba, montado pelo grupo inglês Abba Magic, poderá ser visto no Teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções de Goiânia, em apresentação única, às 21h.

11/09 – Domingo – Clássico no Palco – Adaptação da clássica história de aventuras Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, será apresentada no Teatro Madre Esperança Garrido (Colégio Santo Agostinho), situado à Avenida Contorno, Centro, em frente ao Mutirama, a partir das 17h.  

Fonte: Jornal O Popular, segunda-feira, 5 de setembro de 2011, Magazine, pág. 3.

HOJE, SÓ AMANHÃ

A procrastinação está na escola, no trabalho, na louça suja acumulando na pia; entenda e enfrente esse impulso de deixar tudo para a última hora, que só dá prejuízo profissional, social e emocional.

Em levantamento inédito, 33% dos profissionais brasileiros afirmaram gastar duas horas da jornada sem fazer nada de efetivo e 52% admitiram deixar atividades necessárias para última hora. Os índices da pesquisa feita por Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo, são mais altos que os de pesquisas semelhantes nos EUA, no Reino Unido em a Austrália, onde enroladores crônicos são 20% da população economicamente ativa. “Aqui, as pessoas se sentem poderosas deixando tudo para última hora e não ficam culpadas por isso”, diz a psicóloga Rachel Kerbauy, da Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, que pesquisou como brasileiros protelam exames e cuidados de saúde. A procrastinação, além de não ajudar, atrapalha. E empurrar com a barriga não tira o problema da frente, só o faz crescer nos pensamentos.
Na pesquisa, que incluiu 1.606 pessoas, as principais explicações para a enrolação foram falta de tempo, medo do fracasso e complexidade da tarefa a ser feita. Mas, para a psicanalista Raquel Ajzenberg, da Sociedade Brasileira de Psicanálise, as causas do comportamento podem estar ligadas a dificuldades maiores.

Um dos motivos é o que Freud chamou de “fracasso como êxito”. È quando a pessoa, por motivos inconscientes, recua sempre que está perto de uma situação de sucesso. Os adiantamentos crônicos são um autoboicote. Acontece com os perfeccionistas. Para eles, o medo de não conseguir fazer algo impecável paralisa a ação, e o planejamento excessivo para cumprir metas muito idealizadas os leva a adiar o trabalho constantemente.

ESTRATÉGIAS PARA FAZER JÁ O QUE VOCÊ COSTUMA DEIXAR SEMPRE PARA DEPOIS

1- Planejamento
– Escreva quando, onde e como fará o que precisa. Condicione uma ação à outra. Por exemplo: “Ao ligar o computador, vou trabalhar 20 minutos no relatório”

2 – Dúvida
– Questione suas desculpas para protelar. È melhor trabalhar após uma noite de sono ou você dormirá mal pensando no prazo e estará cansado no outro dia?

3 – Descomplicação
– Não enfeite seu objetivo, criando mais tarefas até poder realizá-lo. Se o seu problema é arrumar as roupas no armário, não invente de pintar as prateleiras antes.

4 -Blindagem
– Tire da frente todas as distrações: elimine atalhos de emails, jogos ou redes sociais  da tela do computador; não deixe a geladeira cheia de doces se quer fazer uma dieta.

5 – Barganha
– A tarefa chata é o real, os benefícios só virão no futuro; crie ‘prêmios’ para cada etapa finalizada. Um simples bombom, para o cérebro, é uma recompensa imediata.

6 – Flexibilidade
– Se o planejamento não está dando certo, mude sem medo de fracasso. Trocar de estratégia não é adiar, só torne cuidando para não se tornar mais uma desculpa.

7 – Motivação
– Pense no que vai ganhar com a realização de suas ações e no que perde deixando para depois; defina objetivos.

8 – Organização do Tempo
– Fracione o objetivo final em pequenas metas, as tarefas a cumprir; estabeleça prazos imediatos para concretizá-las.

9 – Segurança
– Reforce sua autoconfiança para atingir o seu objetivo no prazo, abastecendo-se de informações ou materiais que precisa para realizá-lo. Defina objetivos realistas, nem difíceis nem fáceis demais.

10 – Autopreservação
– Evite lidar ao mesmo tempo com várias situações que exijam muito autocontrole (começar o regime na semana em que deve se concentrar para prestar concurso).

11 – Causas
– Procure descobrir os motivos que levam você a protelar: medo de errar ou do sucesso, perfeccionismo. Um psicólogo pode ajudá-lo a entender essas motivações.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 2011, pág. 5 – Equilíbrio.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *