Justiça afasta aplicação de multa pessoal a Procurador do Estado

Por meio de mandado de segurança impetrado pelo Estado do Maranhão, a justiça decidiu afastar toda e qualquer aplicação de multa pessoal a Procurador do Estado em razão de descumprimento de ordem judicial dirigida ao Ente. Em sentença anterior, a Justiça do Trabalho havia determinado ao Procurador do Estado que cumprisse a decisão sob pena de multa.

A Procuradoria Geral recorreu e a Desembargadora do Trabalho, Marcia Andrea Farias da Silva afirmou que a Constituição Federal não permite que o representante judicial da parte seja compelido a cumprir decisão em seu lugar.

Confira a sentença: LIMINAR – MS 0016380-34.2020.5.16.0000

Fonte: Anape

Edital abre chamada para submissão de artigos para a Revista Eletrônica Anape

Já estamos preparando a primeira edição da Revista Eletrônica da ANAPE. De 13 de julho a 14 de setembro de 2020, os interessados em ter seu artigo publicado na REVISTA, podem enviar o material para submissão. Serão aceitos artigos, estudos de casos e produção técnica concernentes às atividades da advocacia pública, com aderéncia à temática, “A Advocacia Pública e a Quarta Revolução: Inovação e Tecnologia”.

A inscrição será feita com a entrega do trabalho na Secretaria da ANAPE, através do e-mail anape@anape.org.br.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL nº 01 DE 2020

Mais informações na sede da Associação ou na Central do Associado.

Fonte: Anape

PGE publica cartilha sobre condutas vedadas a agentes públicos nas eleições

A Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE), por meio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), elaborou a Cartilha de vedações a condutas de agentes públicos estaduais no ano eleitoral, disponível para consulta em seu endereço eletrônico na internet. Reúne as vedações previstas na Lei 9.504/97 (Lei Geral das Eleições), Lei Complementar 64/90 (Lei de Inelegibilidade), Código Eleitoral, orientações constantes das Notas Técnicas nº 01/2014 e 01/2018 da PGE devidamente atualizadas e farta jurisprudência sobre o assunto.

A finalidade da cartilha é dar transparência e publicidade às normas que impedem eventual uso do aparato administrativo e de recursos públicos por parte do agente público que deseja disputar cargos nas eleições municipais deste ano.

Acesse a publicação aqui.

Fonte: PGE

Confira o resultado do sorteio para o curso de Gestão de Conflitos

A ANAPE realizou nesta terça-feira (25/8) o sorteio de duas vagas para o Curso de Gestão de Conflitos e Habilidades de Comunicação. O aperfeiçoamento técnico-científico é uma parceria com a Estadual do Rio Grande do Sul (APERGS).

Ganhadores:
MARILHANE LOPES CORTEZ MEIRELLES
BRUNO NOLASCO DE CARVALHO

O curso tem carga horária de 40h divididas em duas turmas com dois encontros on-line por semana:
– segundas e quartas-feiras, das 17h às 20h (a partir do dia 31/08).
– terças e quintas-feiras, das 09h às 12h (a partir de 01/09).

Fonte: Anape

Reforma tributária é discutida em webinar da ANAPE

A ANAPE promoveu nesta segunda-feira (24/8) o webinar “Reforma Tributária” com a participação de convidados especiais para o debate do tema. O seminário mediado pelo vice-presidente da ANAPE, Ivan Luduvice Cunha, e com apresentação da procuradora do Estado de Goiás, Ana Paula Guadalupe Rocha, recebeu três experts na área.

Abrindo a rodada de conversa, o procurador do estado de Minas Gerais Onofre Alves Batista Junior contextualizou a reforma tributária em sentido histórico. “Esse tema é um dos mais caros porque são os tributos que movem o estado moderno”. Onofre Júnior explicou que toda receita é fundamental para a modelagem do Estado e deu destaque especial a construção do federalismo, que é o princípio fundamental da Constituição Federal de 88 uma vez que rege a organização política brasileira.

“O ideal democrático é que tenhamos a separação entre os poderes, assim evitamos a tirania. É o federalismo que garante que o poder não será concentrado, mas hoje temos a União centralizando 67% da receita advinda dos tributos”. Segundo o procurador, a repartição da carga tributária precisa ser redesenhada para que seja garantida a autonomia dos entes federados, justamente porque estados e municípios têm gastos cerca de 92% de sua receita voltada para saúde, segurança, educação e folha de pagamento”.

Corroborando com o tema, o professor associado de Direito Tributário da Universidade Federal de Minas Gerais, Paulo Roberto Coimbra Silva, falou sobre as atribuições e competências dos entes federados. “Passamos por muitos momentos históricos e o resultado disso é a centralização do poder na União. Ou seja, há uma arrecadação exagerada por parte do ente federado mais afastado do cidadão, a União tem a chave do cofre e ela faz os repasses baseada em critérios nem sempre transparentes”. Nesse sentido, o professor explica que o resultado não seria diferente a partir do agravamento de recursos financeiros por parte de estados e municípios, que acabam tendo déficit em suas receitas. Na avaliação do especialista, no momento não há compatibilidade de reforma tributária com a atual Constituição Federal sobretudo quando se trata de contribuição social.

Contribuindo com o webinar, o convidado e também procurador do Estado de Minas Gerais, Marcelo Barroso Lima Brito de Campos, citou a preocupação com normas técnicas e posicionamentos do ministério da Economia quando se trata da paridade entre os poderes. “Se avança muito na questão dos recursos em relação a União sobre os estados e municípios, mas não se avança em competências e atribuições, há um contrassenso sem precedentes, e isso não é novidade”, explica o procurador. Marcelo Barroso também reforçou que “a preocupação é toda arrecadatória. Há um problema muito sério com o destino das receitas, que deveria seguir para a Seguridade Social. Com isso, temos um estado centralizado, que não é saudável para a sociedade”.

O webinar também contou com a participação dos internautas e o sorteio do livro “Reformas ou Deformas Tributárias e Financeiras”. Confira o webinar completo no link: clique aqui. No canal da ANAPE no YouTube você acompanha também as edições anteriores.

Fonte: Anape

Nesta terça (25), Webinário sobre novo Estatuto dos Servidores

Na programação de cursos online que estão sendo oferecidos em Agosto, amanhã, 25, é a vez de trabalhar o tema “Novo Estatuto dos Servidores: Inovações e aspectos disciplinares”. O webinário está agendado para começar às 14h pela plataforma Zoom e pelo youtube da PGE. 

O tema será ministrado pelas procuradoras Emília Munhoz Gaiva e Beatriz Florentino. Esse curso em específico vai acontecer em parceria com a Casa Civil e a abertura será feita pelo Secretário da pasta e também procurador do Estado, Alan Farias Tavares. 

Quem tiver interesse em receber o certificado, deve solicitar o link de acesso ao Zoom pelo e-mail cejur@pge.go.gov.br 

Comunicação Setorial PGE

ARTIGO – Covid-19: o olhar da Advocacia Pública para o equilíbrio das contas

Por VICENTE MARTINS PRATA BRAGA – Presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape), procurador do Estado do Ceará, doutorando em Direito Processual Civil pela US.

Passados mais de seis meses em que a pandemia decorrente da Covid-19 se espalhou pelo mundo, uma das características humanas que mais ganhou destaque foi a resiliência. A superação é a regra e, na rotina das instituições públicas, não tem sido diferente. São muitos os efeitos negativos da pandemia e eles ainda aumentarão em diversos setores, entre os quais, mais notoriamente, sobressaem-se as implicações nas finanças públicas.

E a urgência na tomada de decisões agrava ainda mais o quadro. Desde abril, foram várias as notícias de operações policiais e investigações derivadas de irregularidades e desvios em compras de equipamentos médicos e insumos. No Rio de Janeiro, o Ministério Público denunciou superfaturamento na compra de 200 mil cestas básicas, ao custo de R$ 21,6 milhões – segundo a denúncia, a compra não passou pela análise da procuradoria do Estado.

No Pará, 152 respiradores chegaram da China totalmente inúteis, ao custo de R$ 126 mil cada – o pagamento de R$ 25,2 milhões foi antecipado. Em Fortaleza, 150 respiradores não foram entregues pela empresa contratada – o capital social dela era de R$ 174 mil, o preço aproximado de apenas um respirador. Situações que jamais passariam na peneira de uma advocacia pública.

Um recurso público mal-empregado vitimiza a sociedade duplamente. Ele não atende as vítimas e onera os Estados em milhões que poderiam estar sendo investidos no combate à doença. A Advocacia Pública tem o desafio de chegar rapidamente às respostas judiciais mais adequadas para as latentes necessidades da população e para as consequências futuras que ainda se arrastarão por um longo tempo.

Além disso, as procuradorias têm atuado na busca de soluções criativas de curto prazo para garantir mais assistência às vítimas da Covid. Em Rondônia, por exemplo, a Procuradoria-Geral do Estado destinou a sobra da arrecadação de 2019 – R$ 83 milhões – para ações de combate ao coronavírus, por meio da suspensão de liminar nº 1337, no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em tempos de incertezas, o melhor caminho é o que garante a proteção da sociedade em todos os aspectos, equilibrando as necessidades decorrentes da Saúde e os enormes obstáculos econômicos. Nesse contexto, para subsidiar a atuação das políticas públicas brasileiras, faz-se necessária a atuação de uma Advocacia Pública autônoma e com estrutura suficiente para dar celeridade às análises jurídicas contra arbitrariedades na gestão do patrimônio público.

Para isso, é imperiosa a aprovação da proposta de autonomia funcional dos procuradores dos Estados e do Distrito Federal. Há mais de seis anos, o substitutivo à Proposta de Emenda à Constituição 82/2007 aguarda análise no plenário da Câmara dos Deputados. A pandemia nos mostra que mais do que nunca essa proposta precisa sair da gaveta.

Na adversidade, é ainda mais necessária a segurança para se trilhar o caminho correto. O trabalho autônomo das Procuradorias de Estado permite que os procedimentos licitatórios sejam analisados segundo os parâmetros legais, sem sofrer a interferência de desejos políticos.

Ao defender o Estado em sua plenitude, o advogado público defende a democracia brasileira, sendo fiel ao cumprimento da ordem e da Justiça, com liberdade para trabalhar sem a interferência de arroubos políticos que não tenham a sociedade como destinatária. O futuro pós-pandêmico exige essa realidade.

Fonte: Portal Jota

Assembleia Geral da categoria nesta quarta: confira login e senha

Conforme deliberado na Assembleia realizada no dia 24 de julho, o Comitê Gestor convoca para Assembleia Geral da categoria a ser realizada na nesta quarta-feira, dia 26 de agosto, via Plataforma Zoom, com primeira chamada às 9 horas e segunda chamada às 10h.

Acesse aqui o link da assembleia.
ID da Reunião: 981 2109 7848
Senha de acesso: 754655

Fonte: Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação

ARTIGO – Organizações Sociais de Saúde

Por Juliana Diniz Prudente
Procuradora-Geral do Estado de Goiás

Com recursos escassos, o Estado tem enfrentado dificuldades na implementação das políticas públicas. Nesse cenário, as Organizações Sociais, entidades privadas sem fins lucrativos, surgiram como alternativa que visa ganho de eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos.

Muitas críticas são levantadas em relação a esse modelo de gestão na área da saúde, em descompasso com o sofrimento de parte da sociedade brasileira com o serviço ineficiente e insuficiente dos hospitais públicos.

Por óbvio, aqui, não se pretende defender nenhuma OS em particular, mas dar os devidos créditos a esse modelo de gestão que se comprovou eficiente em tempos de pandemia. É certo que sem a parceria com as OSs a sociedade goiana não estaria sendo prontamente atendida para tratamento da Covid-19. Foram 6 hospitais de campanha e mais de 500 leitos já efetivamente implantados.

No ano de 2016 o site da Exame publicou uma lista dos dez hospitais com alto padrão de atendimento à população, certificados pela Organização Nacional de Acreditação. Destes, 9 são gerenciados por OSs.

Apesar desse papel importantíssimo das OSs, o modelo normativo que rege tais entidades vem sendo alvo de críticas e distorções. Ao se desnaturar os princípios de autonomia e eficiência, exigindo da OS a contratação exclusiva pelas regras celetistas, em dissonância com as previsões legais, o contrato de gestão encarece e essa conta será impreterivelmente suportada pela sociedade, pois o dinheiro é público.

Algumas decisões judiciais que têm deferido liminares para exigir a rescisão dos contratos com PJ, para os profissionais da área da saúde serem contratados pela CLT, se fundamentam na defesa de direitos trabalhistas dessas classes. Esses direitos são relevantes, todavia, quando confrontados com os princípios da economicidade, eficiência e continuidade do serviço público, parece uma inversão de valores fazê-los preponderar.

É certo que, eventualmente, podem ocorrer contratações indevidas, pejotizações irregulares e desvios lesivos ao erário, mas para isso deve o Poder Público se imiscuir na fiscalização e exercer o controle. E não simplesmente abrir mão de um modelo de gestão que se mostrou adequado e necessário aos fins almejados. A sociedade que utiliza a rede pública de saúde que o diga.

Portanto, tanto o Estado quanto os órgãos de controle podem agir efetivamente nas metas de resultados a serem alcançadas com a prestação do serviço público, mas sem se descuidar da necessidade de que as inovações propostas por experiências como estas devem ser apropriadas e implementadas para o bem social.

Fonte: Jornal O Popular

APEG comunica missa de sétimo dia de falecimento de Procurador

A APEG informa que a missa de sétimo dia de falecimento do Procurador do Estado aposentado Wilson Ferreira da Silva será realizada no dia 26 de agosto, quarta-feira, às 19h30, na Igreja Coração de Maria, na Avenida Paranaíba, Centro de Goiânia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação

Inscrições abertas para o curso de Gestão de Conflitos e Habilidades de Comunicação

A ANAPE em parceria com a Estadual do Rio Grande do Sul (APERGS) tem a honra de promover o aperfeiçoamento técnico-científico de seus associados, principalmente no espectro do trato constitucional da Advocacia Pública. Por isso, dentro do desenvolvimento de um programa de benefícios aos associados, será realizado o sorteio de 02 (duas) vagas para o Curso de Gestão de Conflitos e Habilidades de Comunicação.

O curso tem carga horária de 40h divididas em duas turmas com dois encontros on-line por semana:

– segundas e quartas-feiras, das 17h às 20h (a partir do dia 31/08).

– terças e quintas-feiras, das 09h às 12h (a partir de 01/09).

As inscrições para o sorteio estão abertas a partir da data de 20/08/2020 (quinta-feira) e irão até o dia 24/08/2020 (segunda-feira). O sorteio será realizado na data de 25/08/2020 (terça-feira), às 09h.

Os interessados em participar do sorteio devem se inscrever por meio eletrônico, anape@anape.org.br com assunto: Curso de Gestão de Conflitos e Habilidades de Comunicação.

Requisito:

– A inscrição está aberta exclusivamente para os associados da ANAPE devidamente adimplentes.

Para outras informações entre em contato pelo e-mail: anape@anape.org.br ou pelo telefone (61) 3224-4205.

Confira o edital: Edital de Sorteio nº 04_2020_GESTÃO DE CONFLITOS E HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

Fonte: Anape

Webinar: ANAPE debate os caminhos da reforma tributária no dia 24

A ANAPE promove no próximo dia 24 de agosto, às 10h, o webinar: Reforma Tributária. Para a edição especial, que terá como destaque literário o livro “Reformas ou Deformas Tributárias e Financeiras”, foram convidados os Procuradores do Estado de Minas Gerais Marcelo Barroso Lima e Onofre Alves Batista, e o advogado e professor associado de Direito Tributário da Universidade Federal de Minas Gerais, Paulo Roberto Coimbra. O webinar, com transmissão ao vivo em nossa plataforma no YouTube, será mediado pelo vice-presidente da ANAPE, Ivan Luduvice Cunha. A coordenação do projeto é da Diretoria do Centro de Estudos Jurídicos da Entidade. A apresentação do webinar ficará a cargo da diretora do Centro de Estudos Jurídicos da Anape e presidente da APEG, Ana Paula Guadalupe Rocha.

Participantes:
– Marcelo Barroso Lima Brito de Campos: Pós-doutorando em Direito Tributário (UFMG). Doutor em Direito Público (PUC Minas). Mestre em Administração Pública (FJP). Professor da Graduação e do Mestrado em Direito (Universidade FUMEC). Ex-Procurador Chefe da Procuradoria de Tributos e Assuntos Fiscais – PTF/AGE- MG. Procurador do Estado de Minas Gerais.

– Onofre Alves Batista Júnior: Bacharel em Direito, Engenharia Civil e Administração. Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pós-Doutoramento em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professor Associado de Direito Público do Quadro Permanente da Graduação, Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais. Ex-Advogado-Geral do Estado de Minas Gerais (jan./2015-dez./2018). Procurador do Estado de Minas Gerais (1997-2020).

– Paulo Roberto Coimbra Silva: Professor Associado de Direito Tributário da UFMG. Doutor em Direito pela UFMG. Mestre em Direito Tributário pela UFMG. Experto en Fiscalidad Internacional pela Universidade de Santiago de Com postela (ESP). Pós-Graduado em Direito Nacional pela Harvard Law School (USA). Advogado.

– Mediador: Ivan Luduvice Cunha
Procurador do Estado de Minas Gerais, 1° vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, conselheiro da OAB/MG, vice-presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB/MG, diretor de relações institucionais do Instituto Mineiro de Direito Tributário, mestre em Direito, especialista em Direito Público.

Fonte: Anape (com edição da Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação

Convocação para Assembleia Geral da categoria

Conforme deliberado na Assembleia realizada no dia 24 de julho, o Comitê Gestor convoca para Assembleia Geral da categoria a ser realizada na quarta-feira, dia 26 de agosto, via Plataforma Zoom, com primeira chamada às 9 horas e segunda chamada às 10h.

Login e senha de acesso à reunião serão encaminhados posteriormente, por email e lista de transmissão.

Fonte: Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação

Nota de pesar

A APEG manifesta profundo pesar pelo falecimento do servidor aposentado da PGE Eurípedes Luiz Aguiar, que era advogado assistente da Procuradoria. Não há informações ainda sobre velório e sepultamento, mas as cerimônias devem se restritas à família, tendo em vista que a causa da morte foi a contaminação por Covid-19.

A APEG se solidariza com os familiares e amigos do servidor Eurípedes Aguiar e manifesta suas condolências a todos neste momento de luto e pesar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação

Nota de pesar

A APEG manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do Procurador do Estado aposentado Wilson Ferreira da Silva. O sepultamento ocorrerá às 16h desta quinta-feira (20) no Cemitério Jardim das Palmeiras. Como a causa da morte foi a contaminação por Covid-19, não haverá velório.

A APEG se solidariza com os familiares e amigos do Procurador Wilson Ferreira e manifesta suas mais sinceras condolências a todos neste difícil momento de despedida.

Fonte: Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação