O presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Tomaz Aquino, participou de café da manhã com o governador Marconi Perillo, na manhã desta terça-feira (7), no salão D. Gercina, localizado no Palácio das Esmeraldas. O evento homenageou os procuradores, que celebram, no dia 11 de novembro, o dia do procurador do Estado de Goiás. 

Na ocasião, Aquino apontou dados que demonstram a importância da atuação da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO).

“Em 2016, o Estado, graças à atuação de excelência dos procuradores do Estado, deixou de ser condenado em mais de 3,5 bilhões. Em outra ponta, na cobrança judicial da dívida ativa, Goiás arrecadou, no mesmo período, mais de 50 milhões de reais. Ainda cumprindo seu escopo constitucional, várias centenas de processos licitatórios foram analisados pelos procuradores lotados nas advocacias setoriais por todo o Estado, garantindo lisura e eficácia às contratações públicas”, destacou.

O presidente da Apeg também aproveitou a oportunidade para realizar uma prestação de contas do trabalho realizado pela entidade nos últimos anos.

“Das metas e pleitos que nos propusemos a perseguir buscando a valorização, poucos não foram atingidos. Assim foi que conseguimos uma quase completa reestruturação, com diminuição da diferença  entre os subsídios das categorias, de modo a obter uma proporção adequada ao trabalho realizado por cada procurador, sem deixar de prestigiar o histórico funcional de cada um; aumentamos o número de cargos nas classes finais da carreira para permitir uma mobilidade, se não ideal, ao menos inédita, desde que  a PGE deixou de ser concurso de passagem e tornou-se, e aqui digo sem receio de parecer pretensioso, no maior e melhor escritório de advocacia do Estado e um dos melhores do Brasil”, afirmou.

Em seguida, o procurador-geral do Estado de Goiás, Alexandre Tocantins, agradeceu a parceria estabelecida com a Apeg e com o governo. Ele também ressaltou o êxito da Procuradoria em diversas ações e comentou sobre uma mudança provisória da sede da instituição para o antigo prédio do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O governador Marconi Perillo, por sua vez, agradeceu o trabalho desempenhado pelos procuradores em prol do Estado.
“A PGE-GO é uma das mais eficazes, competentes e ativas do país. O procurador é a consciência viva do Estado de Goiás”, finalizou Perillo.

Também estiveram presentes no evento o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio Paiva; o deputado estadual e também procurador do Estado, Virmondes Cruvinel; o conselheiro federal da OAB e ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape), Marcello Terto; a conselheira federal da OAB e ex-presidente da Apeg, Valentina Jungmann; o subprocurador-geral do Estado, Márcio Potenciano; o corregedor-geral da PGE-GO, Ricardo Maciel Santana.

Clique aqui para conferir na íntegra o discurso do presidente da Apeg, Tomaz Aquino.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *