O Presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (APEG), Claudiney Rocha, participou nesta tarde de sexta-feira, live “Diálogos Relevantes”, um projeto do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), da PGE-GO, transmitido, ao vivo, pelo perfil da Procuradoria no Instagram. O objetivo do projeto é debater, semanalmente, assuntos contemporâneos e importantes em matéria de Direito Público, Administração e institucionalidades da Advocacia Pública.
Sob o comando do Procurador e Chefe da CEJUR, Rafael Arruda, o tema abordado foi “Ingresso na carreira e os desafios ao exercício da função de Procurador de Estado.” Durante pouco mais de 50 minutos, Claudiney Rocha contou um pouco da sua trajetória desde a decisão pelo Direito, passando pelo STF, Procuradoria do Estado do Acre, até chegar à frente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás. “Mesmo em Brasília ou no Acre, meu sonho sempre foi voltar pra Goiás”, comentou.
Durante a live, Claudiney Rocha, afirmou que aguarda a autorização para a realização de um novo concurso público para renovar “os ares” da Associação e da PGE-GO. Afirmou ainda que a carreira é apaixonante, mas tem suas dificuldades, pois durante muito tempo, a advocacia pública foi vista, e ainda é, como um entrave ao acesso a direitos fundamentais que já são garantidos pela Constituição. “É preciso analisar o conceito de Estado e entender que ele não é abstrato. Todos nós, administradores e administrados, somos parte desse todo”, diz.
Questionado sobre uma dificuldade específica do início da carreira, Claudiney Rocha lembrou da sensação de “não-pertencimento” ao ambiente da Procuradoria. “Isso já mudou, pois a instituição mudou. E agora, como presidente, sinto que a minha missão é acolher. Nossa missão é defender os procuradores de ontem, de hoje e de sempre. Meus colegas são tratados como irmãos nessa casa que é o Estado de Goiás. Como Presidente da Associação, eu sirvo ao servidor, advogo para advogados e sou procurador de procuradores”, comparou.
Acesse a íntegra da Live no canal da PGE n Instagram.
Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação
No comment yet, add your voice below!