O Dia do Procurador do Estado de Goiás, comemorado nesta quarta-feira, 11, foi marcado pela mobilização dos procuradores em busca da reestruturação da Procuradoria Geral do Estado de Goiás. Durante o café da manhã servido na sede da PGE-GO para homenageá-los, o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Tomaz Aquino, destacou a importância do engajamento dos colegas para a melhoria do trabalho prestado pela categoria. Em seguida, os procuradores se dirigiram ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira para entregar os pleitos ao governador Marconi Perillo.

Em seu pronunciamento, Tomaz Aquino afirmou que os pleitos percorrem a PGE-GO há mais de dois anos e, diante disso, enfatizou a necessidade da reivindicação. “Tais pleitos são essenciais para o reerguimento do Estado e, consequentemente, de toda sociedade. Precisamos manter esta união para que nossos objetivos sejam alcançados”.

Entre os pleitos apresentados, destacam-se: criação de carreira de apoio, desenvolvimento do processo eletrônico, destravamento do processo de promoção, adequação de instalações de trabalho, consultoria e representação judicial e extrajudicial das autarquias e fundações pelos procuradores do Estado, diminuição da diferença entre as categorias, entre outras medidas.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape), Marcello Terto, também esteve presente e encorajou os colegas a persistirem com força na mobilização. “Apesar de passarmos por uma situação triste, não podemos desacreditar. Precisamos ter fé que nossos pleitos serão atendidos. Vamos ter coragem para enfrentar todos os problemas e cumprir nossos compromissos. Uma advocacia calada não serve para nada”.

Na ocasião, o subprocurador-geral do Estado de Goiás, Márcio Alessandro de San'Tiago Potenciano, representou o procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantins. Ele ressaltou que a manifestação é válida: “A PGE-GO apresenta um histórico de lutas e conquistas. Precisamos de união e respeito para garantirmos as melhorias almejadas. Estamos juntos nessa”.

Os procuradores Bruno Belém e Rafael Arruda também externaram a insatisfação geral da categoria. A procuradora Alessandra Lopes também prestigiou o café da manhã e, na oportunidade, reforçou que é imprescindível haver uma unidade no fortalecimento da carreira. Após os pronunciamentos, os procuradores se dirigiram ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira para protocolar os pedidos.

Abaixo-assinado

Na última quinta-feira, 05, os procuradores do Estado entregaram a Alexandre Tocantins um abaixo-assinado contendo mais de 150 assinaturas. Segundo o presidente da Apeg, o documento apresenta medidas que visam promover melhorias no trabalho prestado pela categoria.

“O abaixo-assinado manifesta a insatisfação geral com questões estruturais da Procuradoria e reivindica por melhores condições de trabalho, maior número de servidores, criação de quadro de apoio da PGE, adequação constitucional, nova sede, entre outros pleitos”, explica Tomaz Aquino. Para ele, o documento busca melhorias não somente para a PGE em si: “A falta de reestruturação da PGE causa prejuízos ao próprio Estado”, pontua.

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *