Com o objetivo de formatar, ainda na atual gestão, um programa de bem-estar emocional voltado para seus associados, a APEG promoverá, a partir desta segunda-feira (31/07), a “Pesquisa de bem-estar emocional no contexto laboral.” O levantamento de dados será coordenado pela psicóloga Marilene Martins, sócia-fundadora do Instituto Habiens. O formulário ficará disponível para preenchimento até o dia 15 de agosto.

Acesse o formulário (senha de acesso será encaminhada por colaboradores da APEG no grupo de associados no WhatsApp.

A pesquisa de opinião será realizada em formato on-line com uso de formulário eletrônico. Serão utilizados pelo Instituto Habiens instrumentos validados cientificamente para mensurar os níveis de bem-estar e os indicadores de estresse no trabalho. Eles serão a base do futuro programa a ser desenvolvido pela APEG em prol da saúde emocional dos seus associados. As respostas ao questionário estarão guardadas sob o mais absoluto sigilo e serão acessadas somente pelos profissionais do Instituto Habiens.

“Nós esperamos poder contar com a adesão dos colegas Procuradores nesta pesquisa, tendo em vista que a saúde emocional no ambiente de trabalho é hoje uma das grandes preocupações mundiais dos organismos de saúde. Para que tenhamos êxito nos projetos futuros que queremos executar em benefício da saúde dos colegas, precisamos, inicialmente, desse pré-diagnóstico que a pesquisa nos trará”, destaca o presidente da APEG, Claudiney Rocha.

Marilene Martins é Mestre em Psicologia, psicoterapeuta comportamental, escritora, palestrante, professora universitária e presidente da Câmara Setorial de Gente e Gestão da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg). Há quase 20 anos atua na área Clínica e Organizacional. Ela esclarece quanto ao sigilo das informações que serão prestadas pelos Procuradores do Estado associados à APEG.

“O Instituto Habiens atua há 15 anos neste segmento, sempre com o intuito de contribuir com as instituições para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Zelamos pela confidencialidade das informações prestadas aos nossos pesquisadores e pelo rigor científico com que as pesquisas são realizadas”, frisa.

CONTEXTO
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 90% da população do planeta sofre com o estresse. Desse total, 72% possui alguma complicação e 32% sofrem com a Síndrome de Burnout. O Brasil ocupa o topo do ranking dos países com a população mais ansiosa do mundo, sendo o segundo mais deprimido na América Latina (OMS). Os casos de depressão, na atualidade, envolvem 11,3% da população.

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor do Servidor Público, do Ministério da Saúde mostra que 1, em cada 5 profissionais serão acometidos por Burnout (dados de 2022). No âmbito nacional, de cada 100 servidores afastados por motivo de qualquer doença, de 20 a 40 deles são decorrentes de transtornos mentais. Os motivos são variados, mas metade deles é por ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.

Qualquer dúvida acerca do formulário on-line contendo o roteiro da pesquisa de opinião pode ser dirimida com a coordenação da pesquisa: (62) 99909-0181.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *