O governador Marconi Perillo participou de posse solene dos 25 novos procuradores do Estado de Goiás, aprovados no 13º Concurso Público para ingresso na carreira de procurador, na tarde de segunda-feira (4/8), no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantins, destacou em seu discurso que trata-se de um momento histórico para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que recebe 25 novos procuradores em seu quadro ao completar 50 anos de existência.

Para Tocantins, o aumento no quadro de procuradores representará mais segurança jurídica, além de auxiliar o desempenho de funções das áreas administrativas e o trabalho das setoriais. “Ampliará, ainda, a defesa do Estado judicialmente, principalmente no ano em que a PGE completa 50 anos de atuação”, afirmou.

A presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Valentina Jungmann, deu as boas-vindas aos novos procuradores e os parabenizou pela aprovação em um dos concursos mais difíceis e concorridos da área jurídica no país. Foram 3.600 inscrições que resultaram na nomeação dos 25 novos procuradores.

Valentina avaliou a importância dos concursos. "Demonstram o compromisso do governador Marconi Perillo com a consolidação do estado democrático de direito. O concurso realizado no ano passado, representou o cumprimento de um compromisso assumido pelo governador com a PGE e a Apeg, no início de 2011”, destacou.

Ela ressaltou o excelente trabalho desempenhado pela comissão responsável pela realização e organização do 13º concurso para procurador, composta pelo subprocurador-geral do Estado, Ricardo Maciel, e as procuradoras Ana Paula Florentino, Beatriz Fleury Florentino e Cláudia Marçal.

Também solicitou o apoio do governo estadual para que os outros 17 aprovados neste concurso sejam convocados para completar o quadro de vagas existentes na Procuradoria, além de ajuda para a criação de nova sede da PGE.

Em resposta às questões apresentadas pela presidente da Apeg, o governador disse que garantirá, ainda este ano, a complementação do quadro de procuradores. Os demais aprovados no concurso devem ser empossados até dezembro.

Marconi apresentou solução temporária para o prédio da PGE, enquanto a nova sede não for construída. A PGE será instalada no prédio onde atualmente funciona o Tribunal de Contas do Estado (TCE), assim que o órgão transferir sua administração para a nova sede que está em construção.

Em discurso, o primeiro aprovado no concurso, Raimundo Nonato, agradeceu os familiares e amigos que os apoiaram durante toda a trajetória até a aprovação. “Não caminhamos sozinhos. Essa conquista é coletiva. Pertence a todos que que nos renovaram ao longo dessa árdua caminhada, de muita perseverança e sacrifícios”, disse.

O segundo aprovado, Alberto dos Santos Guerra, fez o juramento e emocionou a todos os presentes, superando a barreira da deficiência visual e se tornando procurador do Estado aos 25 anos de idade, sem sequer depender de cota destinada aos portadores de necessidades especiais.

Para a nova procuradora do Estado Adriane Nogueira Naves, a aprovação é a realização de um sonho. “É uma emoção muito grande, depois de uma batalha tão árdua. Foi um concurso muito extenso e todos nós estudamos muito. É extremamente gratificante fazer parte dessa instituição tão honrosa e respeitada”, disse.

A posse solene foi prestigiada, também, pelo desembargador Carlos Escher, pelo vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Sebastião Macalé, pelo defensor público-geral do Estado, Cleomar Rizzo, pelo promotor de justiça Spiridon Anyfantis, pelo vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape), Telmo Lemos Filho, pelo secretário de segurança pública de Goiás, Joaquim Mesquita, pelo secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos Siqueira, demais autoridades, além de amigos e familiares dos procuradores empossados.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *