
A APEG realizou, nas semanas que antecedem as eleições, no próximo dia 2 de outubro, uma série de reuniões com candidatos a senador e a deputado federal por Goiás para apresentar uma pauta de reivindicações da advocacia pública estadual. A Associação recebeu a visita dos candidatos a senador Marconi Perillo (PSDB), Vilmar Rocha (PSD) e Denise Carvalho (PCdoB); e se reuniu com os candidatos a deputado federal Zé Fred (PMDB), graduado em Engenharia Mecatrônica pela Unicamp, mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard, tendo realizado Curso Executivo de Integridade e Combate à Corrupção pela Universidade de Oxford, na Inglaterra; a delegada Adriana Accorsi (PT), deputada estadual por dois mandatos e delegada da Polícia Civil goiana; e coronel Edson Raiado (Avante) e o candidato a deputado estadual Virmondes Cruvinel (União Brasil), que é Procurador de Estado licenciado e sempre esteve junto à APEG nas lutas pelos direitos dos procuradores goianos.




Durante os encontros, a entidade apresentou como pleitos prioritários dos Procuradores e Procuradoras do Estado de Goiás a juridicidade dos honorários dos procuradores, instrumento de remuneração por performance, meritocrático e de paridade de armas com a advocacia privada; e o livre exercício profissional da advocacia plena (pública e privada, respeitados os impedimentos e incompatibilidades pertinentes) pelos procuradores que assim o desejarem.
No ofício entregue a Marconi Perillo, a entidade destacou medidas adotadas pelo candidato, quando governador de Goiás, em prol da institucionalidade da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) de Goiás. “Eu tenho um histórico de avanços em relação à carreira de procurador em Goiás, começando pela escolha de procurador-geral a partir dos próprios procuradores de carreiras, mas há também outros muitos avanços que ocorreram”, afirmou o candidato.
A APEG cita entre as medidas do ex-governador o reconhecimento legal dos honorários aos procuradores do estado; extensão do direito ao exercício da advocacia privada a todos os procuradores; nomeação de procurador-geral dentre os membros da carreira; e criação das Procuradorias Setoriais e Regionais.
“Temos tido boa recepção por parte dos candidatos. Nosso objetivo, com esses encontros, é gerar um compromisso por parte dos candidatos com as pautas da advocacia pública. A interlocução com os membros do Senado e da Câmara dos Deputados é fundamental para a garantia de direitos e prerrogativas dos Procuradores e Procuradoras do Estado de Goiás”, destacou o presidente da APEG, Claudiney Rocha.
Participaram das reuniões com os candidatos, além do presidente Claudiney Rocha, as Procuradoras Valentina Jungmann (conselheira) e Selene Ferreira, 2ª Vice-Presidente, Marcos Tadeu, assessor político da APEG, o advogado Jocimar e os Procuradores João Furtado, Alexandre Tocantins, Bruno Belém, Tomás Aquino, Jader Miranda, Andrea Adourian e Rafael Arruda.
Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação
No comment yet, add your voice below!