PROGRAME-SE: 

24/8 – quarta-feira – MASSAGEM NA PROCURADORIA TRIBUTÁRIA – A Apeg, em parceira com a Onodera Estética, estará promovendo uma manhã anti-estresse na Procuradoria Tributária (Av. Vereador José Monteiro nº 2233, Nova Vila). Em uma sessão de apenas 10 minutos você se sentirá bem relaxado. Experimente, você merece. Marque seu horário com a Raquel (3225-9636) ou pelo e-mail apeg@associados.apeg.org.br.

24 e 25/8 – quarta e quinta-feira – APRESENTAÇÃO DE YAMANDU COSTA – Um dos mais talentosos instrumentistas do País, Yamandu Costa faz dois shows em Goiânia, no Centro Cultural da UFG (praça Universitária), para lançar o CD “Mafuá”, demonstrando que seu violão não respeita classificações de gêneros musicais.

26/8 – sexta-feira – PRIMEIRO CONCURSO DE POESIAS DA APEG – Encerram-se as inscrições para o Primeiro Concurso de Poesias da Apeg no dia 26, sexta-feira. Acesse o endereço eletrônico www.apeg.org.br e confira o Edital do certame e a premiação.

27/8 – sábado – CHURRASCADA DO CENTRO-OESTE – Na casa da Presidente da Apeg, os associados Antônio Flávio de Oliveira e Daniel Walner Santana Duarte estarão preparando uma Churrascada do Centro-Oeste, utilizando variados cortes de carnes e acompanhamentos. A confraternização terá início às 19h e a contribuição é de R$30,00 por pessoa. Tudo indica que vai ser bem animado. Não fique fora desta! Faça a sua adesão com a Raquel (3225-9636) ou na sede da Apeg com a Irani.

AUTOCONTROLE PARA FAZER BOAS ESCOLHAS
Caipirinha, refrigerante ou água? Uma fatia de abacaxi ou banana split? Dois sistemas de processamento de informação lutam no cérebro para controlar nossas respostas à tentação: o impulso de recompensa imediata e a razão, que persegue objetivos de longo prazo. Entender como decidimos ajudar a controlar esses mecanismos e empenhar força de vontade para atingir metas.

Quando se trata de fazer dieta, parar de fumar, ou iniciar a prática de exercícios regulares, a maioria de nós tem boas intenções. Pelo menos no primeiro momento. Mas depois de algum tempo é comum nos cansarmos. Sarcástico, o escrito Oscar Wilde disse certa vez: “Resisto a tudo, menos às tentações”. Na verdade, conviver com elas traz autodisciplina, o que, convenhamos, não é fácil manter quando a recompensa imediata nos priva do bem-estar. Mas geralmente vale o esforço: o autocontrole pode nos salvar de conseqüências às vezes desastrosas para a saúde.

O mais curioso é que as pessoas, m geral, sabem disso. Então, por que sucumbimos com tanta freqüência ao canto da sereia e agimos contra nossos próprios interesses?
Recentemente, recorrendo a Freud, pesquisadores começaram a considerar modelos que atribuem ao autocontrole (ou à sua falta) o resultado de uma batalha entre impulsos e capacidade de reflexão.

Vários fatores podem favorecer ou atrapalhar o autocontrole. Esforço mental, estresse e efeitos do álcool podem diminuir a capacidade de adultos resistirem a uma tentação.

DICAS PARA MELHORAR O AUTOCONTROLE

1 – PROCURE saber sobre riscos e conseqüências negativa de longo prazo do comportamento indesejável (fumar, manter-se sedentário, comer alimentos gordurosos etc.);

2 – AUMENTE seu comprometimento falando sobre suas metas aos seus amigos, por exemplo; as palavras tornam os pensamentos mais “concretos”;

3 – TRANSFORME objetivos abstratos abrangentes em passos intermediários (se quer perder 5 quilos, proponha-se a eliminar 1 nos próximos dez dias, por exemplo);

4 – RECONHEÇA e comemore sucessos, ainda que parciais;

5 – FORMULE resoluções do tipo “se isso acontecer, então faço tal coisa”, para se proteger de situações críticas;

6 – MUDE os impulsos aprendendo a associar a mera visão de tentações a estímulos negativos;

7 – IDENTIFIQUE situações que imponham risco e, quando se sentir mais vulnerável, evite-as;

8 – PLANEJE pausas e períodos de relaxamento para evitar o esgotamento dos recursos mentais.

Fonte: Mente e Cérebro, ano XVIII, nº 222, p. 36/41.

Atenciosamente,

Valentina Jungmann – Apeg.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *