20/9 terça-feira – RECITAL COM NOVOS TALENTOS O projeto Música no SESC leva ao palco do SESC Cidadania (Av. C-197, Jardim América) um recital com jovens solistas que têm entre 7 e 16 anos de idade. Serão 16 crianças e adolescentes que, sob a direção de Ivana Bontempo , vão executar no piano, violão e na flauta, obras de grandes nomes, como Villa-Lobos, Beethoven, Haydn e Mozart. O concerto será aas 20h e a entrada é franca.
GREVE DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO ESTADUAL Em Assembléia Geral, realizada no dia 14 de setembro de 2011, no auditório do TJGO, mais de 480 servidores da justiça de 49 Comarcas goianas deliberaram que a partir do dia 20/9 estarão em greve, por tempo indeterminado.
21/9 quarta-feira – MÚSICA ERUDITA Albrecht Breuninger, no violino, e Ana Flávia Frazão, ao piano, são as atrações de mais uma edição do Concertos na Cidade Temporada 2011, às 20h30, no auditório do SESC Cidadania (Av. C-197, Jardim América). O espetáculo, dirigido por Gyovana Carneiro, tem entrada franca. A retirada dos ingressos deve ser feita na Secretaria da Emac UFG, no Campus 2, no SESC da Rua 19, Centro, e na loja Contraponto em frente ao Shopping Bouganville.
Teatro 20h – GANDHI, UM LÍDER SERVIDOR Ator João Signorelli. Teatro Madre Esperança Garrido, Av. Contorno nº 63, em frente ao Parque Mutirama. Ingressos à R$25,00, à venda ACIEG, Boutique Tulipa (Castros Park Hotel) e Instituto Goiano de Yoga.
22/9 quinta-feira – LANÇAMENTO COLETIVO DE OBRAS JURÍDICAS DE PROCURADORES DO ESTADO DE GOIÁS E NOITE DE AUTÒGRAFOS Serão lançadas, na sede da Apeg, a partir das 19h30, obras jurídicas dos Procuradores do Estado de Goiás Drs. Antônio Flávio de Oliveira (Contratação e Gestão Governamental Perguntas e Respostas), Cláudia Marçal de Souza (A Comprovação da Regularidade Ambiental nas Concessões de Incentivos e Benefícios Fiscais pelo Poder Público), Cleuler Barbosa das Neves (Águas Doces no Brasil), Lucas Bevilacqua (Federalismo, ICMS e Guerra Fiscal), Rafael Arruda Oliveira (O Constrangimento Orçamental e a Vontade da Constituição: a realização de políticas públicas na área da saúde). Os autores estarão autografando suas obras. Na oportunidade será servido um coquetel, sorteadas e comercializados livros jurídicos. Participe!
24/9 sábado 17h ABRAÇO DA PAZ nos Parques Areião, Flamboyant e Vaca Brava Coordenação: Instituto Goiano de Yoga.
25/9 domingo 9h PRIMEIRO PASSEIO CICLÍSTICO PELA PAZ Parque Areião Coordenação: Federação Goiana de Ciclismo 9971-4490.
ATENÇÃO – RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO A APEG e a Coordenação da Biometria do TER-GO estarão atendendo, exclusivamente, os associados da APEG e servidores da PGE, durante os dias 26, 27 e 28 de setembro de 2011, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (antigo Centro Administrativo), das 8h às 18h. Para tanto, devem ser apresentados os seguintes documentos: título de eleitor, carteira de identidade (com foto) e comprovante de endereço.
COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL É física pura: para seu carro rodar mais, é preciso diminuir a resistência do ar, o atrito com o solo e respeitar as leis da mecânica. E, claro, ter talento no volante.
1- FECHE AS JANELAS Andar com as janelas abertas, não é recomendável, principalmente na estrada. Em alta velocidade, acima de 80km/h, elas permitem a entrada do ar e aumentam a resistência aerodinâmica. Em velocidade constante o acréscimo de consumo chega a 10%.
2- DEVAGAR E SEMPRE Na estrada, mais de 50% da energia gasta para mover o veículo é usada na superação do arrasto aerodinâmico. Ao meter o pé no acelerador, você aumenta a resistência aerodinâmica e de deslocamento. Carros entre 90 e 120 km/h tendem a consumir até 30% mais combustível.
3- FAÇA A FAXINA Não viaje com excesso de carga. Quanto mais pesado o veículo, mais energia você gasta para acelerar. Cada 50 kg a mais, equivalem a 1% de aumento no consumo. Isso inclui excesso de tranqueira no rack sobre o carro. Ao aumentar a área frontal, você reduz a aerodinâmica do veículo.
4- SOBE E DESCE Para economizar nas ladeiras, acelere antes do início do aclive para não pisar forte no meio do caminho. Nas descidas desça engrenado. Ao contrário do que se diz, é mais econômico que o ponto morto.
5- ÁS NO VOLANTE Evite arrancadas e freadas bruscas. Isso exige mais do motor. Sempre que possível, passe para a marcha mais alta: a marcha errada aumenta o consumo em 30%. Dois aplicativos o iPhone ajudam a medir as suas aceleradas e avisam do gasto de gasolina: GreenMeter e DrivGain.
6- RODA, RODA, RODA Pneus descalibrados aumentam a área da roda em contato com o asfalto. Quanto maior a resistência ao rolamento, maior o gasto de combustível. Pneus de baixa resistência ao rolamento, os chamados verdes, gastam até 10% menos. Calibre-os quando abastecer.
OS FATORES QUE MAIS DEPERDIÇAM COMBUSTÍVEL
Pneus murchos (17,8 a mais de gasto);
Excesso de peso (10,8%);
Janelas abertas (9,3%);
Velas gastas (7,5%);
Filtro de ar entupido (6,2%);
Rodar no ponto morto (5,2%).
No comment yet, add your voice below!