PROGRAME-SE 

20/9 – terça-feira – RECITAL COM NOVOS TALENTOS – O projeto Música no SESC leva ao palco do SESC Cidadania (Av. C-197, Jardim América) um recital com jovens solistas que têm entre 7 e 16 anos de idade. Serão 16 crianças e adolescentes que, sob a direção de Ivana Bontempo , vão executar no piano, violão e na flauta, obras de grandes nomes, como Villa-Lobos, Beethoven, Haydn e Mozart. O concerto será aas 20h e a entrada é franca.

GREVE DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO ESTADUAL – Em Assembléia Geral, realizada no dia 14 de setembro de 2011, no auditório do TJGO, mais de 480 servidores da justiça de 49 Comarcas goianas deliberaram que a partir do dia 20/9 estarão em greve, por tempo indeterminado.

21/9 – quarta-feira – MÚSICA ERUDITA – Albrecht Breuninger, no violino, e Ana Flávia Frazão, ao piano, são as atrações de mais uma edição do Concertos na Cidade – Temporada 2011, às 20h30, no auditório do SESC Cidadania (Av. C-197, Jardim América). O espetáculo, dirigido por Gyovana Carneiro, tem entrada franca. A retirada dos ingressos deve ser feita na Secretaria da Emac – UFG, no Campus 2, no SESC da Rua 19, Centro, e na loja Contraponto em frente ao Shopping Bouganville.

Teatro – 20h – GANDHI, UM LÍDER SERVIDOR – Ator João Signorelli. Teatro Madre Esperança Garrido, Av. Contorno nº 63, em frente ao Parque Mutirama. Ingressos à R$25,00, à venda ACIEG, Boutique Tulipa (Castro’s Park Hotel) e Instituto Goiano de Yoga.

22/9 – quinta-feira – LANÇAMENTO COLETIVO DE OBRAS JURÍDICAS DE PROCURADORES DO ESTADO DE GOIÁS E NOITE DE AUTÒGRAFOS – Serão lançadas, na sede da Apeg, a partir das 19h30, obras jurídicas dos Procuradores do Estado de Goiás Drs. Antônio Flávio de Oliveira (Contratação e Gestão Governamental – Perguntas e Respostas), Cláudia Marçal de Souza (A Comprovação da Regularidade Ambiental nas Concessões de Incentivos e Benefícios Fiscais pelo Poder Público), Cleuler Barbosa das Neves (Águas Doces no Brasil), Lucas Bevilacqua (Federalismo, ICMS e Guerra Fiscal), Rafael Arruda Oliveira (O Constrangimento Orçamental e a Vontade da Constituição: a realização de políticas públicas na área da saúde). Os autores estarão autografando suas obras. Na oportunidade será servido um coquetel, sorteadas e comercializados livros jurídicos. Participe!

24/9 – sábado – 17h – ABRAÇO DA PAZ nos Parques Areião, Flamboyant e Vaca Brava – Coordenação: Instituto Goiano de Yoga.

25/9 – domingo – 9h – PRIMEIRO PASSEIO CICLÍSTICO PELA PAZ – Parque Areião – Coordenação: Federação Goiana de Ciclismo – 9971-4490.  

ATENÇÃO – RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO – A APEG e a Coordenação da Biometria do TER-GO estarão atendendo, exclusivamente, os associados da APEG e servidores da PGE, durante os dias 26, 27 e 28 de setembro de 2011, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (antigo Centro Administrativo), das 8h às 18h. Para tanto, devem ser apresentados os seguintes documentos: título de eleitor, carteira de identidade (com foto) e comprovante de endereço.

COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL – É física pura: para seu carro rodar mais, é preciso diminuir a resistência do ar, o atrito com o solo e respeitar as leis da mecânica. E, claro, ter talento no volante.

1-     FECHE AS JANELAS – Andar com as janelas abertas, não é recomendável, principalmente na estrada. Em alta velocidade, acima de 80km/h, elas permitem a entrada do ar e aumentam a resistência aerodinâmica. Em velocidade constante o acréscimo de consumo chega a 10%.

2-     DEVAGAR E SEMPRE – Na estrada, mais de 50% da energia gasta para mover o veículo é usada na superação do arrasto aerodinâmico. Ao meter o pé no acelerador, você aumenta a resistência aerodinâmica e de deslocamento. Carros entre 90 e 120 km/h tendem a consumir até 30% mais combustível.

3-     FAÇA A FAXINA – Não viaje com excesso de carga. Quanto mais pesado o veículo, mais energia você gasta para acelerar. Cada 50 kg a mais, equivalem a 1% de aumento no consumo. Isso inclui excesso de tranqueira no rack sobre o carro. Ao aumentar a área frontal, você reduz a aerodinâmica do veículo.

4-     SOBE E DESCE – Para economizar nas ladeiras, acelere antes do início do aclive para não pisar forte no meio do caminho. Nas descidas desça engrenado. Ao contrário do que se diz, é mais econômico que o ponto morto.

5-     ÁS NO VOLANTE – Evite arrancadas e freadas bruscas. Isso exige mais do motor. Sempre que possível, passe para a marcha mais alta: a marcha errada aumenta o consumo em 30%. Dois aplicativos o iPhone ajudam a medir as suas aceleradas e avisam do gasto de gasolina: GreenMeter e DrivGain.

6-     RODA, RODA, RODA – Pneus descalibrados aumentam a área da roda em contato com o asfalto. Quanto maior a resistência ao rolamento, maior o gasto de combustível. Pneus de baixa resistência ao rolamento, os chamados “verdes”, gastam até 10% menos. Calibre-os quando abastecer.

OS FATORES QUE MAIS DEPERDIÇAM COMBUSTÍVEL

Pneus murchos (17,8 a mais de gasto);

Excesso de peso (10,8%);

Janelas abertas (9,3%);

Velas gastas (7,5%);

Filtro de ar entupido (6,2%);

Rodar no ponto morto (5,2%).

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *