22/12 terça-feira pop e samba A cantora Camila Faustino irá apresentar no Bolshoi Pub, a partir das 22h, um repertório e sambas e canções nos gêneros pop e MPB. Reservas de mesas podem ser feitas com antecedência. Mais informações: 3285-6185.
DOAÇÕES DE NATAL REDUZEM IMPOSTO DE RENDA Contribuições aos fundos da criança, de incentivo ao esporte e Lei Rouanet podem abater até 6% do IR devido.
Para aqueles que fazem a declaração do IR pelo modelo completo, as doações podem tanto aumentar a restituição como reduzir o saldo ainda a pagar. Entre as possibilidades de doar imposto estão o Fumcad (fundo municipal a criança e do adolescente), as leis de Incentivo ao Esporte, Rouanet e do Audiovisual, todas limitadas ao máximo de 6% do IR devido.
O doador pode escolher qual projeto específico pretende beneficiar; informar a natureza do programa preferido (educação, saúde, renda etc) ou deixar essa tarefa para os gestores do fundo. Um total de 10% dos valroes doados fica no fundo para financiar projetos que não conseguiram captar recursos diretos dos contribuintes.
Para reduzir o IR devido nas declarações de 2012, as doações devem ser feitas até o final do mês e só valem para projetos carimbados no caso do Fumcad, pelo conselho da cidade; no dos projetos culturais e esportivos, pelos ministérios. Nos Estados, é possível doar parte do ICMS.
Ao fazer a declaração, o contribuinte deve preencher o código respectivo da ficha Pagamentos e doações efetuados, informando o valor doado, o nome e o CNPJ da instituição beneficiada.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo, de 12/12/2011, folhainvest, B1 e 3.
CEIA DE NATAL Não há Natal sem uma mesa farta. Aqui vão algumas sugestões que conciliam sabor, tradição e praticidade para a sua ceia e a de sua família.
PERU COM ESPECIARIAIS
Ingredientes: 1 peru de 4,5 Kg; 100g de manteiga amolecida; 500ml de caldo de frango caseio; 125ml de mel; 2 colheres (sopa) de canela em pó; 2 colheres (chá) de gengibre ralado; 1 colher (sopa) de cominho moído; 1 colher (sopa) de coentro moído; 1 collher (chá) de sal; 1 colher (chá) de pimenta; 2 folhas de louro; 1 cebola espetada com cravos-da-índia; suco de 1 limão.
Modo de fazer: Preaqueça o forno a 175ºC (moderado); em uma tigela, misture a canela em pó, o cominho, o coentro, o gengibre, o cravo, sal e pimenta. Espalhe os temperos sobre toda a superfície e a cavidade interna do peru. Coloque a cebola espetada dentro da cavidade e amarre as pernas da ave. Transfira para uma assadeira e espalhe por cima metade da manteiga amolecida. Misture o mel, o caldo e o limão e pincele o peru. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno preaquecido, por 2 horas. Retire o papel, espalhe sobre o peito a manteiga restante e regue o peru com o líquido. Continue assando, girando a assadeira para dourar de todos os lados, por 2 a 3 horas, regando o caldo. Se começar a dourar demais, cubra novamente o peru com papel-alumínio. Asse por mais 15 minutos ou até ficar bem dourado e crocante; decore com folhas de lavanda. Deixe respirar por 1h30.
Rendimento: 10 a 12 porções.
LEITOA PURURUCA
Ingredientes: 1 quarto de leitoa; 1 colher (sopa) de sal com alho; 1 colher (chá) de pimenta-do-reino; 1 colher (sopa) e vinagre; 1 limão; 1 maço de cebolinha verde.
Modo de fazer: De véspera, ferva o quarto de leitoa e deixe esfriar. Prepare um molho com todos os ingredientes e junte à carne. No outro dia, coloque o quarto de leitoa para assar até o couro ficar bem dourado. Retire do forno e despeje óleo quente por cima para pururucar; na hora de servir, pique cebolinha e coloque por cima do couro.
Rendimento: 6 porções.
TENDER COM MOLHO DE AÇUCAR MASCAVO, CACHAÇA E PIMENTA
Ingredientes: 1 tender bolinha de aproximadamente 900gr; 1 xícara 9chá) de suco de maça, sem adição de açúcar; cravos-da-índia para espetar.
Pincelar: 1 xícara (chá) de açúcar mascavo; 1/3 de xícara (chá) de cachaça; 1 colher (chá) de pimenta calabresa; sal granulado a agosto; gomos de laaranja ácida ou tangerina para decorar; galhos de tomilho para decorar.
Modo de fazer: Faça cortes diagonais no tender para formar um tabuleiro de xadrez e coloque cravos entre os cortes. Regue o tender com o suco de maça misturado com 1 xícara (chá) de água em uma assadeira e leve ao forno moderado (180ºC), preaquecido, por 30 minutos, regando às vezes com o molho da assadeira. Enquanto isso, misture o mascavo com a cachaça, sal e pimenta e deixe dissolver o açúcar. Retire o tender do forno e regue com uma parte da mistura de cachaça, pincelando a carne. Aumente a temperatura do forno para 200ºC (quente) e asse por mais 20 minutos, pincelando de vez em quando até dourar bem. Coloque em uma travessa e decore com os gomos de laranja e o tomilho; sirva quente com o caldo.
Rendimento: 8 porções.
Fonte: Prazeres da Mesa, novembro 2011, nº 99 e www.prazeresdamesa.com.br.
BACALHAU ESPIRITUAL
Ingredientes: 500gr de bacalhau salgado; 1 litro de leite; ½ lata de creme de leite; 300gr de cenoura ralada; 500gr de cebola ralada; 200gr de manteiga; ½ noz moscada; sal a gosto; pimenta a gosto; farinha de trigo (quantidade necessária para ficar consistente).
Modo de fazer: Cozinhe o bacalhau, desalgue-o e desfie-o. Em seguida, refogue-o com cebola e cenoura na manteiga. Aos poucos, acrescente o leite, o creme de leite e um pouco de farinha (o suficiente para atingir a consistência de um creme). Quando a mistura atingir o ponto desejado, retire do fogo. Coloque o bacalhau em outra panela para gratinar com um pouco de queijo parmesão ralado. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Rendimento: 4 porções.
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo, de14/12/2011, Comida, F5.
CHAMPANHE FRANÇA Não há como negar que os champanhes franceses são os vinhos espumantes mais elegantes e complexos. O tipo de champanhe e de espumantes em geral depende da porcentagem de açúcar. Isso é definido depois da segunda fermentação, quando é adicionado o liqueur de dosage ou liqueur dexpedition, uma mistura de vinho com açúcar. Os principais tipos:
Brut Nature Não é muito comum, por não levar nada de açúcar. É muito seco;
Brut Recebe 1% de licor de expedição;
Extra-sec Varia de 1% a 3%;
Demi-sesc Recebe de 3% a 5% de licor, o que deixa a bebida ligeiramente doce;
Doux É a bebida doce, com uma variável de 8% a 15% de licor.
Fonte: Prazeres da Mesa, op. cit.
No comment yet, add your voice below!