19/12 – segunda-feira – Entrega da Medalha da Ordem do Mérito da Segurança Pública Mauro Borges Teixeira, com apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás, às 20h, no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, na Av. Universitária nº 1750, Setor Universitário;

22/12 – terça-feira – pop e samba – A cantora Camila Faustino irá apresentar no Bolshoi Pub, a partir das 22h, um repertório e sambas e canções nos gêneros pop e MPB. Reservas de mesas podem ser feitas com antecedência. Mais informações: 3285-6185.

DOAÇÕES DE NATAL REDUZEM IMPOSTO DE RENDA – Contribuições aos fundos da criança, de incentivo ao esporte e Lei Rouanet podem abater até 6% do IR devido.

Para aqueles que fazem a declaração do IR pelo modelo completo, as doações podem tanto aumentar a restituição como reduzir o saldo ainda a pagar. Entre as possibilidades de “doar imposto” estão o Fumcad (fundo municipal a criança e do adolescente), as leis de Incentivo ao Esporte, Rouanet e do Audiovisual, todas limitadas ao máximo de 6% do IR devido.

O doador pode escolher qual projeto específico pretende beneficiar; informar a natureza do programa preferido (educação, saúde, renda etc) ou deixar essa tarefa para os gestores do fundo. Um total de 10% dos valroes doados fica no fundo para financiar projetos que não conseguiram captar recursos diretos dos contribuintes.

Para reduzir o IR devido nas declarações de 2012, as doações devem ser feitas até o final do mês e só valem para projetos “carimbados” – no caso do Fumcad, pelo conselho da cidade; no dos projetos culturais e esportivos, pelos ministérios. Nos Estados, é possível doar parte do ICMS.

Ao fazer a declaração, o contribuinte deve preencher o código respectivo da ficha “Pagamentos e doações efetuados”, informando o valor doado, o nome e o CNPJ da instituição beneficiada.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo, de 12/12/2011, folhainvest, B1 e 3.

CEIA DE NATAL – Não há Natal sem uma mesa farta. Aqui vão algumas sugestões que conciliam sabor, tradição e praticidade para a sua ceia e a de sua família.

PERU COM ESPECIARIAIS
Ingredientes: 1 peru de 4,5 Kg; 100g de manteiga amolecida; 500ml de caldo de frango caseio; 125ml de mel; 2 colheres (sopa) de canela em pó; 2 colheres (chá) de gengibre ralado; 1 colher (sopa) de cominho moído; 1 colher (sopa) de coentro moído; 1 collher (chá) de sal; 1 colher (chá) de pimenta; 2 folhas de louro; 1 cebola espetada com cravos-da-índia; suco de 1 limão.
Modo de fazer: Preaqueça o forno a 175ºC (moderado); em uma tigela, misture a canela em pó, o cominho, o coentro, o gengibre, o cravo, sal e pimenta. Espalhe os temperos sobre toda a superfície e a cavidade interna do peru. Coloque a cebola espetada dentro da cavidade e amarre as pernas da ave. Transfira para uma assadeira e espalhe por cima metade da manteiga amolecida. Misture o mel, o caldo e o limão e pincele o peru. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno preaquecido, por 2 horas. Retire o papel, espalhe sobre o peito a manteiga restante e regue o peru com o líquido. Continue assando, girando a assadeira para dourar de todos os lados, por 2 a 3 horas, regando o caldo. Se começar a dourar demais, cubra novamente o peru com papel-alumínio. Asse por mais 15 minutos ou até ficar bem dourado e crocante; decore com folhas de lavanda. Deixe respirar por 1h30.
Rendimento: 10 a 12 porções.

LEITOA PURURUCA
Ingredientes: 1 quarto de leitoa; 1 colher (sopa) de sal com alho; 1 colher (chá) de pimenta-do-reino; 1 colher (sopa) e vinagre; 1 limão; 1 maço de cebolinha verde.
Modo de fazer: De véspera, ferva o quarto de leitoa e deixe esfriar. Prepare um molho com todos os ingredientes e junte à carne. No outro dia, coloque o quarto de leitoa para assar até o couro ficar bem dourado. Retire do forno e despeje óleo quente por cima para pururucar; na hora de servir, pique cebolinha e coloque por cima do couro.
Rendimento: 6 porções.

TENDER COM MOLHO DE AÇUCAR MASCAVO, CACHAÇA E PIMENTA
Ingredientes: 1 tender bolinha de aproximadamente 900gr; 1 xícara 9chá) de suco de maça, sem adição de açúcar; cravos-da-índia para espetar.
Pincelar: 1 xícara (chá) de açúcar mascavo; 1/3 de xícara (chá) de cachaça; 1 colher (chá) de pimenta calabresa; sal granulado a agosto; gomos de laaranja ácida ou tangerina para decorar; galhos de tomilho para decorar.
Modo de fazer: Faça cortes diagonais no tender para formar um tabuleiro de xadrez e coloque cravos entre os cortes. Regue o tender com o suco de maça misturado com 1 xícara (chá) de água em uma assadeira e leve ao forno moderado (180ºC), preaquecido, por 30 minutos, regando às vezes com o molho da assadeira. Enquanto isso, misture o mascavo com a cachaça, sal e pimenta e deixe dissolver o açúcar. Retire o tender do forno e regue com uma parte da mistura de cachaça, pincelando a carne. Aumente a temperatura do forno para 200ºC (quente) e asse por mais 20 minutos, pincelando de vez em quando até dourar bem. Coloque em uma travessa e decore com os gomos de laranja e o tomilho; sirva quente com o caldo.
Rendimento: 8 porções.
Fonte: Prazeres da Mesa, novembro 2011, nº 99 e www.prazeresdamesa.com.br.

BACALHAU ESPIRITUAL
Ingredientes: 500gr de bacalhau salgado; 1 litro de leite; ½ lata de creme de leite; 300gr de cenoura ralada; 500gr de cebola ralada; 200gr de manteiga; ½ noz moscada; sal a gosto; pimenta a gosto; farinha de trigo (quantidade necessária para ficar consistente).
Modo de fazer: Cozinhe o bacalhau, desalgue-o e desfie-o. Em seguida, refogue-o com cebola e cenoura na manteiga. Aos poucos, acrescente o leite, o creme de leite e um pouco de farinha (o suficiente para atingir a consistência de um creme). Quando a mistura atingir o ponto desejado, retire do fogo. Coloque o bacalhau em outra panela para gratinar com um pouco de queijo parmesão ralado. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Rendimento: 4 porções.
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo, de14/12/2011, Comida, F5.
CHAMPANHE – FRANÇA – Não há como negar que os champanhes franceses são os vinhos espumantes mais elegantes e complexos. O tipo de champanhe e de espumantes em geral depende da porcentagem de açúcar. Isso é definido depois da segunda fermentação, quando é adicionado o liqueur de dosage ou liqueur d’expedition, uma mistura de vinho com açúcar. Os principais tipos:
Brut Nature – Não é muito comum, por não levar nada de açúcar. É muito seco;
Brut – Recebe 1% de licor de expedição;
Extra-sec – Varia de 1% a 3%;
Demi-sesc – Recebe de 3% a 5% de licor, o que deixa a bebida ligeiramente doce;
Doux – É a bebida doce, com uma variável de 8% a 15% de licor.
Fonte: Prazeres da Mesa, op. cit.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *