PROGRAME-SE,
12/10 (quarta-feira) DIA DA CRIANÇA A APEG comemorou o Dia da Criança APEG, em parceria com a Body Tech, foram sorteados vários brindes e free pass de 30 dias na Academia. Os presentes participaram de uma aula de ritmos, abs e alongamento, com o professor Bunyan. Todavia, no dia 12 acontecem várias atividades em homenagem às crianças. Confira:
9h O CEL da OAB-GO vai promover oficinas de desenhos, pintura com tinta guache e pintura em tela. Também será realizada uma prova de atletismo.
10h O 2º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Goiás, realizado no Deck Park do Shopping Flamboyant, será encerrado com palestra sobre poesia com Léo Cunha, sessões de autógrafos, apresentações de corais, minicursos, oficinas, shows com cirandeiros e debate sobre a literatura para jovens e adolescentes. Entrada franca.
Revirada Cênica de Goiânia, com atividades no parque Flamboyant, no Jardim Goiás.
16h – Será encenado o espetáculo Os Contadores de História, com a Trupe Trip Trapo;
17h – A Cia. Solo de Dança mostra o espetáculo Cerratenses, que faz uma releitura de hábitos e costumes dos povos do Cerrado;
18h – A Cia. Urubu Rey encena a peça As Três Irmãs de Carne;
18h30 a Cia. Mínima representa o texto The Mirror And Myself. Todas as peças têm entrada franca.
13/10 (quinta-feira)
3ª MEIA MARATONA DE GOIÂNIA último dia para solicitar sua participação na EQUIPE APEG que irá correr na 3ª Meia Maratona de Goiânia, no próximo dia 23/10. Inscreva-se nos percursos de 5km, 10km e 21km, enviando e-mail para presidente@associados.apeg.org.br.
19h – X CONGRESSO GOIANO DA MAGISTRATURA Solenidade de abertura do X Congresso Goiano da Magistratura. A palestra de abertura, às 19h30, será proferida pela Ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, e abordará O Judiciário frente às novas demandas processuais e sociais.
20h – Música Instrumental Grupo formado por trombone, trompete e saxofone, o capixaba Brasilidade Geral apresenta-se no Teatro SESI, Av. João Leite, Setor Santa Genoveva. Entrada franca. Fonte: Jornal O Popular de 10/10/2011, Magazine, p. 3.
17 e 18/10 – SEMINÁRIO ENCONTRO DE DIREITO MUNICIPAL E URBANÍSTICO – A Escola Superior do Ministério Público promove, no auditório da sede da Entidade, no Jardim Goiás, Encontro de Direito Municipal e Urbanístico. Aproveitamento Econômico de Bens e Direitos Municipais. A Conferência de abertura será proferida pela Doutora Odete Medauar, que apresentará um panorama atual do Direito Urbanístico no Brasil. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.mp.go.gov.br.
26 a 28/10 – CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS ADVOGADOS DE GOIÁS – A Seccional Goiana da OAB, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA-GO), realizará a Conferência Estadual dos Advogados de Goiás, no Centro de Convenções de Goiânia, em comemoração aos 80 anos da entidade. A temática abordará as Reformas Processuais. No dia 27/10, o painel 1, das 14h às 16h, de Direito Público A Teoria dos Direitos Fundamentais e os Desafios de uma Hermenêutica Moderna para os Advogados Públicos Brasileiros -, contará com a participação dos Procuradores do Estado de Goiás Bruno Belém e Cleuler Barbosa das Neves, e, das 16h30 às 18h30, no painel 2, de Direito Público Novos Desafios da Advocacia Pública: Legitimidade, Consensualidade e Eficiência -, com a presença do Procurador Antônio Flávio de Oliveira. Participe!
29/10 – VI JOGOS ABERTOS DA ADVOCACIA – A APEG convida seus associados para participarem da sexta edição dos Jogos Abertos da Advocacia, no CEL da OAB-GO, no dia 29 de outubro (sábado). No dia 6 de novembro (domingo), haverá uma corrida em comemoração aos 80 anos da entidade. Para integrar a equipe APEG basta enviar um e-mail para presidente@associados.apeg.org.br.
DESDE CEDO: Como criar filhos financeiramente saudáveis?
O QUE FAZER:
1. ZELAR PELO DINHEIRO Ensine a criança a não desperdiçar dinheiro e a saber se um produto é caro ou barato;
2. DESEJO X NECESSIDADE É importante a criança diferenciar coisas que queremos comprar por necessidade (alimento, remédios, material escolar) de objetos de desejo (videogames, roupas de grife, passeios etc).
3. GERIR A MESADA Deixe a criança administrar o próprio dinheiro e aprender com os erros e a certos. Até os dez anos, dê semanadas; depois, passe a dar o dinheiro mensalmente (mesada). Quando o filho tiver mais maturidade, estimule a fazer uma poupança;
4. ORÇAMENTO DOMÉSTICO Como membro da família, a criança também pode participar da elaboração da lista do supermercado e da definição de prioridade do orçamento doméstico.
Fonte: Cássia DAquino e educadores, in Jornal Folha de S. Paulo, de 10/10/2010, Folhainvest, B1.
CRIANÇA NÃO É BRINQUEDO
A promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Liana Antunes Tormin, esposa do associado Frederico Tormin, lança a campanha Criança Não é Brinquedo, onde apresenta dados relativos às denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Acesse o endereço eletrônico da APEG (www.apeg.org.br) e confira artigo publicado no jornal O Popular, pela promotora Liana Antunes Vieira.
FIRME NA BASE: COMO MANTER A SUA COLUNA BEM CUIDADA
1. Distribua bem o peso que carrega. Se você apoiar bolsas e sacolas pesadas de um lado só do corpo, pode agravar as dores na coluna;
2. Sente direito. Apóie suas costas no encosto da cadeira, de maneira que os joelhos fiquem acima do nível do quadril e os pés bem apoiados no chão;
3. Se possível, use apoio para os pés e prefira cadeiras com braços, pois eles não forçam a coluna e facilitam o ato de levantar;
4. Se quiser pegar qualquer objeto do chão, dobre os joelhos e desça devagar até ele. Fique de cócoras. Assim o peso será absorvido pelos músculos das pernas e não pela coluna vertebral;
5. Para entrar ou sair do carro, não torça as costas. Fique sentado, gire as pernas e o tronco ao mesmo tempo para dentro, ao entrar, e para fora, ao sair do veículo;
6. Procure se vestir sentado. Calçar meias e sapatos e mesmo vestir uma calça em pé, dobrando-se para a frente, pode causar dores nas costas e na região lombar devido à torção que a coluna precisa realizar;
7. Quando estiver sentado no trabalho, imagine um cabo fixado no alto de sua cabeça. Sinta que o cabo o puxa para cima, bem devagar. Estique bem as costas. Mantenha essa posição pro alguns segundos e relaxe. Lembre-se de fazer isso diariamente;
8. Alongue-se sempre que possível. A seguir, dois exercícios fáceis de fazer que têm a parede e o chão como base para a proteção da coluna:
De pé. Encoste todo o corpo de costas na parede. Com as pernas unidas, mantenha o corpo o mais colado possível à parede, inspire e eleve os braços para cima. Fique na posição por dez respirações, contraindo o abdômen, como se quisesse também encostá-lo à parede. Descanse e repita a postura.
No chão. Deite-se de barriga para cima em um colchonete fino e firme. Eleve a perna direita e puxe-a, esticada para cima, com a ajuda de um cinto ou tira de pano, sem forçar muito, mantendo as plantas dos dois pés perpendiculares às pernas, o quadril alinhado e outra perna esticada no chão. Esse movimento alonga a região lombar. Fique por dez respirações e troque a perna.
Consultoria: José Goldenberg, reumatologista do Hospital Albert Einstein, texto Mariana Sgarioni, in Vida Simples, edição 88, p. 63.
No comment yet, add your voice below!